Estado de Minas MÚSICA

Dani Lanzer lança single e chama a atenção para Parkinson em jovens

A pesquisadora percebeu o primeiro sintoma motor da doença aos 29 anos e hoje, aos 48, é uma ativista da causa


postado em 30/08/2024 18:07

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
O que a música tem a ver com o Parkinson? Estudos já comprovaram que  a música  tem efeito terapêutico para quem convive com a doença, já que pode produzir efeitos benéficos no sistema nervoso, diminuindo a ansiedade e, em alguns casos, estimulando a produção de dopamina, promovendo sensação de bem estar e prazer. A pesquisadora e cientista Dani Lanzer começou a sentir os primeiros sintomas bem cedo, aos 29 anos. No entanto, o diagnóstico definitivo veio somente aos 36 anos, depois de muitas consultas, dezenas de exames e diagnósticos errados. Dores, fadiga, cãibras, cansaço e comprometimento da coordenação motora e do volume da voz foram os primeiros sintomas motores.  19 anos convivendo com a doença, ela lança o single "Você", para chamar a atenção da sociedade para a ocorrência cada vez mais comum de Parkinson em pessoas jovens.

O convite para a gravação veio do amigo Robson Santos, ex-chefe e colega de trabalho, que compôs, junto com Ana Vilarejo, a canção "Você" exclusivamente para ela. O single será lançado nas plataformas de música no dia 31 de agosto. "É inacreditável para mim entrar em um estúdio e gravar uma música. Eu pensei, há 19 anos, que era o fim da linha para mim. Mas hoje estou transformando a dor em algo positivo e servindo de exemplo para muitos que também sofrem com o Parkinson. E isso tem dado sentido à minha vida", descreve Dani.

Robson Santos, cantor, compositor e cientista, com 14 CDs gravados, escreveu a canção sem mencionar o nome da doença de propósito. "Na música, falamos sobre o amor, sobre esperança, e com muita leveza. A Dani tem uma voz suave, gostosa de ouvir. A música traz um recado maior do que ela mesma: de que uma doença não define um paciente. Não determina quando é o fim da linha", explica.

Depois do diagnóstico

Menos de três anos após a descoberta da doença, em 2014, Dani Lanzer idealizou o projeto Vibrar com Parkinson (@vibrarcomparkinson). Hoje aposentada, ela e outras pessoas com Parkinson de início jovem se dedicam  a auxiliar seus pares, compartilhando experiências e conhecimento para o enfrentamento do Parkinson, trazendo reflexões e bons exemplos de como lidar com a doença e inspirando milhares de pessoas pelo país. Dani publicou recentemente um livro de poesias, "Entre Nós", onde divide com o público sua experiência.

Viralizou

Em junho deste ano, o ator Michael J. Fox, que interpretou Marty McFly na trilogia "De Volta para o Futuro", tocou guitarra com a banda Coldplay durante o festival Glastonbury, na Inglaterra. Fox, que foi diagnosticado com Parkinson em 1991, tocou um solo de guitarra durante a performance da música "Fix You", do álbum X&Y de 2005. A participação de Fox emocionou a plateia e viralizou nas redes sociais. O vocalista do Coldplay, Chris Martin, agradeceu a participação do ator e disse que a saga "De Volta para o Futuro" foi a principal razão da existência da banda.

Sobre o Parkinson

O Parkinson é uma doença neurológica crônica e degenerativa que afeta o sistema nervoso central, devido à perda progressiva de neurônios que produzem o neurotransmissor dopamina principalmente no sistema motor, responsável por controlar os movimentos do corpo. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que existem mais de 600 mil casos de Parkinson. Estudos recentes, mostraram que os casos vêm crescendo exponencialmente no mundo e a expectativa dos pesquisadores é que esse número dobre até 2040, passando de 8,5 milhões para 17 milhões de pessoas com Parkinson. A idade é um fator de risco inequívoco para a doença, e a faixa etária mais acometida é entre 60 e 79 anos, principalmente em homens. No entanto, tem-se observado um aumento dos casos em pessoas mais jovens.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação