Houve um tempo em que não havia histórias para serem contadas. As pessoas se relacionavam umas com as outras, mas as histórias pertenciam ao deus criador do mundo Nyame e ficavam guardadas dentro de um baú. Até que um dia o astuto Anansi negociou com Nyame a compra das histórias, em troca de quatro desafios considerados impossíveis. Ao conseguir entregá-los, Anansi recebeu as histórias e as espalhou para toda a humanidade.
. Esse conto de tradição do povo Ashanti é uma das três narrativas que compõem a microssérie África: Origens. Essa série de vídeos curtos visa mostrar como o lúdico da mitologia permeia a noção de origem em cada lugar, fazendo viva a tradição oral ancestral do continente mãe, nos permitindo voltar ao início e brincar.
. Sobre a autora, Jéssica Tamietti
Idealizadora da iniciativa, Jéssica Tamietti é artista e contadora de histórias há mais de 20 anos e há cinco também atua como professora do ensino fundamental. A experiência nessas duas frentes permitiu que ela compreendesse com mais profundidade a relação entre aprendizagem, mídia, artes e como ela influencia o dia a dia dos alunos. "Focando o olhar na infância e na juventude, a ideia é que esses vídeos possam ser um instrumento cultural e pedagógico, e que tenham também como público os educadores, brincantes e contadores de histórias", afirma.
. Todos os mitos têm em comum o fato de serem etiológicos, ou seja, explicam as origens de algo. "Eu escolhi mitos etiológicos porque são mitos fundadores. São a base das mitologias e, a partir deles, são gerados outros mitos, que podem ser contados, trabalhados, ensinados. Além disso, eles tocam temas importantes, como o ato de contar história, as amizades, as diferenças e a própria morte", explica Jéssica. Ao mesmo tempo, as histórias fomentam discussões sobre as origens dos costumes, valores e representações presentes na nossa cultura. "Podemos refletir sobre o que vem da África, o que vem de outros povos e pensar nessas diversas origens, nessa mistura que nos compõe", acrescenta.
Lançamento Microssérie África: Origens
19 de outubro (sábado), às 10h, em youtube.com/jessicatamietti
.