Estado de Minas HISTÓRIA

Jéssica Tamietti lança microssérie 'África: Origens' no YouTube

Em três vídeos curtos, projeto inédito traz histórias, jogos e curiosidades de Gana, Angola e Tanzânia


postado em 18/10/2024 10:44

(foto: Pato Filmes/Divulgação)
(foto: Pato Filmes/Divulgação)
Os povos ancestrais e seus mitos etiológicos, explicando a origem das coisas com o poder da palavra. A África, a origem do ser humano e suas histórias. Na microssérie África: Origens, a contadora de histórias Jéssica Tamietti narra, em três episódios, mitos de origem africana e ensina brincadeiras.

Houve um tempo em que não havia histórias para serem contadas. As pessoas se relacionavam umas com as outras, mas as histórias pertenciam ao deus criador do mundo Nyame e ficavam guardadas dentro de um baú. Até que um dia o astuto Anansi negociou com Nyame a compra das histórias, em troca de quatro desafios considerados impossíveis. Ao conseguir entregá-los, Anansi recebeu as histórias e as espalhou para toda a humanidade.

Esse conto de tradição do povo Ashanti é uma das três narrativas que compõem a microssérie África: Origens. Essa série de vídeos curtos visa mostrar como o lúdico da mitologia permeia a noção de origem em cada lugar, fazendo viva a tradição oral ancestral do continente mãe, nos permitindo voltar ao início e brincar.

Sobre a autora, Jéssica Tamietti

Idealizadora da iniciativa, Jéssica Tamietti é artista e contadora de histórias há mais de 20 anos e há cinco também atua como professora do ensino fundamental. A experiência nessas duas frentes permitiu que ela compreendesse com mais profundidade a relação entre aprendizagem, mídia, artes e como ela influencia o dia a dia dos alunos. "Focando o olhar na infância e na juventude, a ideia é que esses vídeos possam ser um instrumento cultural e  pedagógico, e que tenham também como público os educadores, brincantes e contadores de histórias", afirma.

Todos os mitos têm em comum o fato de serem etiológicos, ou seja, explicam as origens de algo.  "Eu escolhi mitos etiológicos porque são mitos fundadores. São a base das mitologias e, a partir deles, são gerados outros mitos, que podem ser contados, trabalhados, ensinados. Além disso, eles tocam temas importantes, como o ato de contar história, as amizades, as diferenças e a própria morte", explica Jéssica. Ao mesmo tempo, as histórias fomentam discussões sobre as origens dos costumes, valores e representações presentes na nossa cultura. "Podemos refletir sobre o que vem da África, o que vem de outros povos e pensar nessas diversas origens, nessa mistura que nos compõe", acrescenta.

Lançamento Microssérie África: Origens
19 de outubro (sábado), às 10h, em youtube.com/jessicatamietti

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação