A tradicional iluminação de Natal na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, será inaugurada no dia 29 de novembro, às 18h. O evento, assinado pelos organizadores da Festa da Luz, prometerá atrair moradores e turistas com uma programação repleta de atrações musicais, culturais e uma decoração que promete encantar o público.
A cerimônia de abertura terá a participação do Coral Black to Black, formado por 200 crianças, além de um cortejo do Circo Meia Noite. O Papai Noel chegará de carro e será recebido pelo público no Palácio da Liberdade, que vai se transformar no "Palácio do Natal”. No local, o público poderá visitar o trono do bom velhinho e explorar uma série de ambientes temáticos, como uma exposição de 5 mil mini papais-noéis, um espaço de artesanato mineiro e um presépio de 2 metros de altura, criado por artesãs locais, com figuras bíblicas inspiradas em Minas Gerais, além de food trucks.
A decoração da Praça da Liberdade trará diversos elementos que farão referência à cultura e tradições mineiras. Entre os destaques, estarão o Pórtico Alameda Travessia, que remete às igrejas barrocas de Minas, e o Túnel de Luz, com animações desenvolvidas pelo MIR Estúdio, que conduzirão os visitantes até o Palácio do Natal. No coração da praça, uma imponente árvore de Natal e o presépio artesanal da artista Anísia Lima, que homenageará o Vale do Jequitinhonha, reforçarão a conexão com as raízes mineiras.
A ornamentação dos jardins, fontes e canteiros também refletirá a diversidade cultural de Minas Gerais. Entre os destaques estarão os sinos iluminados com lâmpadas de Natal, que emitir%u0103o os sons das badaladas das tradicionais igrejas barrocas do estado.
A programação de eventos incluirá apresentações musicais e culturais em datas comemorativas. No dia 2 de dezembro, para celebrar os 301 anos de Minas Gerais, e no dia 12 de dezembro, quando Belo Horizonte completará 127 anos, shows e performances de grupos e bandas mineiras agitarão a praça. Já na véspera de Natal, em 24 de dezembro, um cortejo natalino levará a imagem do Menino Jesus até a Igreja da Boa Viagem, onde será celebrada uma Missa.