Noturno nos Museus 2024
O evento, que já está consolidado no calendário cultural de Belo Horizonte, chega à sua 9ª edição, reunindo 24 espaços culturais, entre públicos e privados, que estarão abertos das 18h às 23h com uma programação especial, oferecendo uma experiência única aos visitantes.
Nesta edição, o público poderá desfrutar de uma ampla programação com 45 atividades culturais, incluindo exposições com visitas guiadas, apresentações musicais, dança, performances, vídeos, oficinas e outras atrações. Toda a programação é gratuita, exceto duas atividades que contam com ingressos a preços populares. O público terá transporte gratuito para circular entre os museus e instituições participantes.
- Mais informações e programação completa: portalbelohorizonte.com.br/noturnonosmuseus
"Sangue": aldeia teatral, reflexo do mundo
Durante a montagem do texto de um grande autor francês, já falecido, dois atores recebem a notícia da revogação de seus direitos autorais. Por meio da batalha para anular essa decisão, o autor e diretor Kiko Marques parte de sua aldeia, o teatro, para propor uma discussão universal sobre poder e dominação, eurocentrismo e violência de gênero. No palco, grande elenco, composto por Carol Gonzales, Leopoldo Pacheco, Marat Descartes e Rogério Brito. Inédita, a peça "Sangue" foi criada em celebração aos 35 anos do Centro Cultural Banco do Brasil, que teve sua primeira sede inaugurada em 1989, no Rio de Janeiro. O espetáculo já passou por Rio, São Paulo e segue, de BH, para Brasília.
- Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte), de 6 a 30/12, sempre de sex. a seg., às 20h. A partir de R$ 30 (meia-entrada). Mais informações em bb.com.br/cultura
"A Fotografia": memórias e futuro do circo
A partir de uma memória de infância, o premiado ator Ricardo Ikier construiu uma longa trajetória na cultura do circo que desemboca em seu primeiro trabalho solo, "A Fotografia". Em cena, o palhaço Canhoto, um fotógrafo do circo Paradise que tem sua profissão questionada - seria mesmo um artista? - e enfrenta desafios diante da evolução tecnológica. Com palhaçaria, máscara teatral e bonecos, o espetáculo, dirigido pelo multiartista Ronaldo Aguiar, coloca sob reflexão o risco de extinção da instituição circense.
- Parque Nossa Senhor da Piedade, dia 1/12, às 11h; Centro Cultural Vila Marçola, dia 6/12, às 10h; Praça Floriano Peixoto, dia 7/12, às 11h; Parque Lagoa do Nado, dia 8/12, às 11h, e Centro Cultural Usina de Cultura, dia 14/12, às 11h. Acesso gratuito. Mais informações: @ricardo.ikier e @ciacaxanga
Toninho Horta e convidados cantam "Terra dos Pássaros"
Um gênio da música mundial, um disco icônico, um milhão de amigos. Esse encontro acontece no show que Toninho Horta fará para celebrar os 45 anos do álbum "Terra dos Pássaros". Gravado em 1976, nos Estados Unidos, o trabalho foi uma produção independente que lançou alguns clássicos da música brasileira, como "Beijo Partido". O guitarrista vencedor do Grammy interpretará o disco ao lado de amigos como Joyce Moreno, Wagner Tiso e Nivaldo Ornelas.
- Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Belo Horizonte). Dia 7/12, às 20h. A partir de R$ 50 (meia-entrada, plateia 3) na bilheteria da casa ou pelo site sympla.com.br.
Tambor na Praça convida Adrianna
A convidada especial desta edição é a cantora e compositora mineira Adrianna, reconhecida por sua trajetória marcante na música como back vocal da banda Jota Quest e vocalista da icônica Dib Six, além de trabalhos autorais que encantam o público.
- Praça Floriano Peixoto (Av. do Contorno s/nº, Santa Efigênia). Dia 8/12, às 16h. Entrada gratuita