Estado de Minas LITERATURA

Sônia Caldas Pessoa lança o livro 'Afetos de mãe: amor, morte e vida'

A publicação apresenta fragmentos de experiências que ela viveu com seu filho, Pedro, que morreu, antes dos 10 anos, de mal súbito por causa de hidrocefalia


postado em 13/12/2024 18:24

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
A professora Sônia Caldas Pessoa lança o livro Afetos de mãe: amor, morte e vida, no dia 14 de dezembro (sábado), às 11 horas, no Galpão Flor do Campo, em Belo Horizonte - local acessível para pessoas com deficiência. A obra apresenta fragmentos das experiências com o filho Pedro, que morreu de mal súbito por causa de hidrocefalia, antes de completar dez anos de vida.

Não se trata de uma história cronológica. Três capítulos iniciais "Afetos em experiências e escrituras", "Escritas de mim", "Tudo bem ser diferente?" desvelam às pessoas leitoras discussões sobre ser mãe de uma criança com deficiência, a vida intensa como se cada dia fosse o último, a morte do único filho, o luto que a vida lhe tirou, o divórcio de um longo casamento, o cuidar do pai com câncer logo após a partida do filho e a morte do pai, o eterno recomeçar diário. Eles acionam também temáticas de pesquisa trabalhadas pela professora, como afetos, vulnerabilidades, deficiências, escritas afetivas, entre outros temas sensíveis.

Os demais textos e fotos, nas 335 páginas do livro, reúnem fragmentos de vivências cotidianas registradas ao longo dos últimos 18 anos sobre os atravessamentos de tantas experiências e tocam em questões sociais como gênero, capacitismo, racialidades, lugares de filha, mãe, mulher, professora e pesquisadora.

"A ideia do livro surgiu quando mantive o blog Tudo bem ser diferente sobre experiências e desafios de educação inclusiva com um filho com deficiência. Ao longo dos anos e com a morte do Pedro, muitos textos ganharam vida para eu deixar fluir o que me inquietava sobre a morte. Optamos por um livro sem sumário, os textos brotam livremente e têm vida própria. São fragmentos narrativos que não pretendem dar conta de um todo. O vivido é narrado a partir das experiências cotidianas, que são minhas, mas talvez dialoguem com as de outras mães, mulheres, filhas, e muitas outras características identitárias, e outras famílias", resume a professora Sônia Caldas Pessoa.

O prefácio do livro se chama "Potocas do Pedro" e são frases ditas pelo filho e anotadas pela autora ao longo dos anos. O conselho editorial foi formado especialmente para a publicação com mulheres que atuaram ou atuam como professoras e estiveram na vida da professora nos últimos 18 anos em relações sólidas e profundas ou em passagens em momentos muito difíceis. A edição do livro foi realizada por amigos queridos, Délio Campos e Celeste Avelar. A ilustração da capa é de Bruno Lanza.

Sobre a autora, Sônia Caldas Pessoa


Sônia Caldas Pessoa, que é professora do Departamento de Comunicação Social e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG), retornou há pouco de um período de um ano como professora visitante no Institut Mines-Télécom (França), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-Print). A professora, que é autora do livro "Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas", participou da organização de 16 livros científicos nos últimos anos. É bolsista de produtividade (Bolsa PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cocoordenadora da Rádio Terceiro Andar, do Laboratório de Experimentações Sonoras (FAFICH/UFMG) e do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Discursos e Experiências. Em 2018, recebeu o Prêmio Erasmus+, programa da União Europeia para os domínios da Educação, da Formação, da Juventude e do Desporto para o período de 2014 a 2020, com vistas a apoiar a execução da Agenda Política Europeia para a justiça social, a inclusão, o crescimento e o emprego. É Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras (FALE) da UFMG.

Lançamento do livro 'Afetos de mãe: amor, morte e vida'

Onde: Galpão Flor do Campo (local acessível para pessoas com deficiência)
Endereço: Rua Coronel Otávio Diniz, 449, Santa Efigênia, Belo Horizonte
Data: 14 de dezembro de 2024 (sábado)
Horário: 11h
Mais informações: (31) 99115-9252
Valor do livro: R$ 40 reais (preço para o público em geral) ou R$ 25 (valor para pessoas com deficiência e estudantes)


Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação