Estado de Minas CINEMA

'Ainda Estou Aqui' faz história com indicação ao Oscar de Melhor Filme

O longa brasileiro tem outras duas indicações: Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional


postado em 23/01/2025 11:48

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Pela primeira vez na história do cinema brasileiro, uma produção nacional concorre ao prêmio de Melhor Filme no Oscar. O longa 'Ainda Estou Aqui', dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, foi anunciado nesta quinta-feira (23) como um dos indicados à principal categoria da 97ª edição do prêmio da Academia. Além disso, o filme também disputa as categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, esta última com Fernanda Torres no páreo. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 2 de março, em Los Angeles, com apresentação do comediante Conan O'Brien.

O drama brasileiro, que já havia chamado a atenção da crítica internacional ao ser indicado ao Globo de Ouro, e faturar o troféu com Fernanda Torres, divide holofotes com o musical francês 'Emilia Pérez', grande destaque da temporada com 13 indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Em segundo lugar no ranking de indicações está o filme 'O Brutalista', com 10 menções.

A indicação de 'Ainda Estou Aqui' ao Oscar de Melhor Filme marca um momento histórico para o cinema nacional, consolidando a presença do Brasil entre as principais produções globais. A última vez que um filme brasileiro foi indicado ao Oscar foi em 1999, com 'Central do Brasil', na categoria de Melhor Filme Estrangeiro (atual Filme Internacional). Agora, o país não apenas retorna à disputa internacional, mas também entra na principal categoria da premiação, ao lado de grandes produções mundiais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação