Revista Encontro

DIVERSÃO

Confira a programação infantil nos espaços públicos de BH durante as férias

Vários locais da capital mineira recebem atividades diversas para a criançada no mês de janeiro

Da redação (com informações da PBH)
- Foto: Ricardo Laf/PBH/Divulgação
Como parte da programação de férias da Prefeitura de Belo Horizonte, realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, uma série de atividades para crianças acontecem ao longo do mês de janeiro nos equipamentos culturais da capital mineira. Estão incluídas mostras de cinema e oficinas em centros culturais e museus, em uma programação preparada para divertir e ensinar o público infantil. A relação completa das atividades está disponível no Portal Belo Horizonte.
.

Neste mês, o Cine Santa Tereza promove duas mostras especiais voltadas para as crianças. A "Sessão Infantil" apresenta, de quarta a sexta-feira, animações para o público mirim. Já a "Mostra Especial de Férias", aos finais de semana, traz vários títulos queridos das famílias, além de animações inéditas. A seleção traz obras como Patos! (2024); Garfield: Fora de Casa (2024); Elementos (2023); Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, o Filme (2016); Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (2007), Castelo Rá-tim-bum, o filme (1999), entre várias outras.
.

Além dessas duas mostras, ganham destaque na programação de janeiro do Cine Santa Tereza a pré-estreia do filme Dentro da Caixinha: Mundo de Papel, do diretor Guilherme Reis. A sessão comentada será em 26 de janeiro, às 16h, com entrada livre para todas as idades.
.

Outras exibições de filmes estão programadas para acontecer em espaços diversos da cidade. O Museu da Moda de Belo Horizonte promove o "Cine Mumo" com a exibição de filmes infanto-juvenis em 16, 18, 23, 25 e 30 de janeiro. Os centros culturais Alto Vera Cruz, Lindeia Regina, Urucuia, Venda Nova, Vila Marçola e Vila Santa Rita também têm em sua programação exibições de filmes, além de oficinas, aulas e mais atividades interativas para todas as idades, nesses e em todos os centros culturais de Belo Horizonte, ao longo do mês de janeiro.
.

Também no Museu da Moda (MUMO) será realizada, no dia 25, a oficina de "Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras", conectando as crianças à ancestralidade por meio de jogos tradicionais. Já no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), a atividade "Jardins Coloridos", em 26 de janeiro, convida os jovens a expressarem sua criatividade ao pintar o jardim. Essas ações enriquecem as férias, incentivando a imaginação, o aprendizado e o envolvimento cultural em espaços que são patrimônios da cidade.
.

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJBH), localizada na região central, terá uma ampla programação voltada à literatura. Lugar de encontro para pessoas de todas as idades, a BPIJBH promove em janeiro uma série de atividades para crianças e suas famílias. Entre as ações estão a "Manhã Encantada", no sábado, dia 11, que convida para um universo mágico de histórias através de leituras compartilhadas, e a "Leitura no Colo", nos dias 18 e 25.
.

Na região da Pampulha, a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design desenvolve a oficina "Tardes Líquidas", nos dias 27 e 28, que transforma a interação com a arquitetura e a paisagem da Pampulha em brincadeiras com bolhas de sabão e balões d'água. Já o Museu Casa Kubitschek promove, no dia 29 de janeiro, a atividade "Brincadeiras no Jardim", que combina aprendizado e diversão no icônico Jardim de Burle Marx, explorando a fauna, flora e a história do espaço.
.

No dia 31, a equipe do setor Educativo do Museu de Arte da Pampulha (MAP) promove uma tarde cheia de diversão, criatividade e aprendizado no Museu Casa Kubitschek. O público será desafiado com jogos inspirados no clássico Imagem e Ação, atividades lúdicas baseadas em obras do acervo do Museu e no Conjunto Moderno da Pampulha como exploração e caça ao tesouro e impressão botânica.
.

E, por fim, um dos destaques da programação de janeiro na cultura de Belo Horizonte é a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, iniciativa que visa promover o acesso às artes da cena e a oferta de espetáculos nas cidades de Belo Horizonte e região metropolitana. No Teatro Marília, sobem ao palco as peças infantis "O Pequenino Grão de Areia", nos dias 11, 12, 18 e 19 de janeiro, e "A Festa dos Bichos no Cerrado", nos dias 25 e 26.
.

No Teatro Francisco Nunes o destaque fica por conta dos clássicos infantis como "Chapeuzinho Vermelho", da FMS Produções e Eventos, e "O Mágico de OZ", da Divertidamente Produções Artísticas. O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, por sua vez, receberá nos dias 31, 01/02 e 02/02 a peça "O Grande Vale dos Dinossauros". Os espetáculos têm ingressos vendidos a preços populares que podem ser adquiridos no site www.vaaoteatromg.com.br.

Programação Infantil de Férias no espaços culturais de Belo Horizonte
Data: de 2 a 31 de janeiro de 2025
Local: Equipamentos culturais de Belo Horizonte
Programação completaPortal Belo Horizonte
.