Aos 59 anos, Fernanda Torres entrou para a história neste domingo (5) ao se tornar a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro. Ela foi eleita a Melhor Atriz em Filme de Drama, graças à sua interpretação de Eunice Paiva no longa "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles.
Torres superou grandes estrelas do cinema mundial, como Angelina Jolie ('Maria Callas'), Kate Winslet ('Lee'), Nicole Kidman ('Babygirl'), Pamela Anderson ('The Last Showgirl') e Tilda Swinton ('O Quarto ao Lado'). Especialistas afirmam que, com a conquista, as chances de Fernanda disputar o Oscar 2025 na categoria de melhor atriz crescem significativamente.
Fernanda Torres wins the #GoldenGlobe for best performance by a female actor in a motion picture - drama. https://t.co/NjoSZaUKEu pic.twitter.com/80gjzalgjZ
%u2014 Variety (@Variety) January 6, 2025
Em um discurso emocionado, Fernanda Torres começou fazendo uma confissão: "Meu Deus, eu não preparei nada, não sabia se estava pronta. Este foi um ano extraordinário para as atrizes. Há tantas aqui que eu admiro profundamente".
A atriz agradeceu ao diretor Walter Salles, ao marido Andrucha Waddington e aos filhos, além de dedicar a vitória à sua mãe. "E, claro, quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro e amigo. Que trajetória, Walter! Também quero dedicar este prêmio à minha mãe. Vocês não fazem ideia… Ela esteve aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte permanece ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva enfrentou".
DISCURSO COMPLETO DE FERNANDA TORRES, VENCEDORA DO GLOBO DE OURO DE MELHOR ATRIZ.
— Nação Multiversal (@nmultiversal_) January 6, 2025
%u201CEu quero dedicar esse prêmio a minha mãe que esteve aqui há 25 anos.%u201D #GoldenGlobes pic.twitter.com/aeWdVSZmxh
O momento mais marcante de seu discurso foi a referência à indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, ao Oscar por 'Central do Brasil'. "Vocês não imaginam o quanto isso significa para mim. Por isso, dedico este momento à minha mãe, à minha família, ao Andrucha, ao Selton [Mello], aos meus filhos e a todos. Muito obrigada ao Globo de Ouro, a Michael Barker [diretor da Sony Pictures Classics], Mara e tantas outras pessoas. Muito obrigada!".
Repercussão internacional
A vitória de Fernanda Torres ganhou destaque na imprensa estrangeira, sendo descrita como "a maior reviravolta do Globo de Ouro". O The Hollywood Reporter ressaltou o impacto histórico da conquista e a força de seu discurso. Já o Los Angeles Times classificou a premiação como "a maior surpresa da noite", enquanto o The New York Times afirmou que a vitória da brasileira "abre precedentes para uma temporada imprevisível de premiações".