A 28ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que tradicionalmente abre o calendário do audiovisual brasileiro, chegou ao fim no sábado, 1º de fevereiro de 2025, com a premiação dos melhores filmes exibidos durante o festival. O destaque da temporada foi para o longa-metragem "Deuses da Peste", vencedor do Prêmio Carlos Reichenbach, concedido pelo Júri Oficial da Mostra Olhos Livres – a principal categoria competitiva do evento.
Dirigido por Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza, "Deuses da Peste" foi elogiado pelo júri por sua coragem em experimentar narrativas não convencionais e por utilizar múltiplas ferramentas de linguagem para expandir a percepção da matéria filmada. O filme, uma coprodução entre Minas Gerais e São Paulo, recebeu o Troféu Barroco e um prêmio em dinheiro de R$ 5.000,00.
Na Mostra Aurora, o Júri Jovem elegeu como melhor longa-metragem o filme paulista "Um Minuto é uma Eternidade para Quem Está Sofrendo", de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro, destacado por apresentar uma abordagem que explora a vulnerabilidade humana e o desejo, premiando a produção com R$ 5.000,00 e um pacote de serviços de pós-produção.
O Júri Popular, por sua vez, escolheu "3 Obás de Xangô", de Sergio Machado, como o melhor longa-metragem. Já o curta-metragem "Dois Nilos", de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro, foi o vencedor na categoria de Melhor Curta pelo Júri Popular.
Na Mostra Autorias, o Prêmio da Crítica Abraccine foi para "Parque de Diversões", de Ricardo Alves Jr., que, filmado no Parque Municipal de BH, foi reconhecido por sua originalidade e capacidade de ressignificar um espaço de lazer. O Prêmio Helena Ignez, dedicado ao destaque feminino, foi entregue à atriz Ticiane Simões, por sua atuação em "Entre Corpos".
Na categoria de curtas-metragens, "Entre Corpos", de Mayra Costa, foi premiado pelo Júri Oficial da Mostra Foco, enquanto "Marmita", de Guilherme Peraro, levou o Prêmio Canal Brasil de Curtas. Já o curta "Desconstruindo Lene", de Guilherme Maia, foi o vencedor da Mostra Formação.
O programa Conexão Brasil CineMundi também premiou dois projetos em desenvolvimento: "A Voz de Deus", de Miguel Antunes Ramos, recebeu os prêmios Cinecolor e O2 Pós, enquanto "Morte e Vida Madalena", de Guto Parente, foi contemplado com o Prêmio Málaga WIP, garantindo uma vaga para o diretor ou produtor participar da próxima edição do Málaga WIP na Espanha.
Nesta edição, a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes exibiu 140 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas.