Revista Encontro

LIVROS

Feira Canastra celebra a diversidade editorial em dois encontros

O evento acontece na Escola de Design da UEMG, neste mês, e no Centro Cultural Usina de Cultura, em maio

Da redação
- Foto: Divulgação
A Feira Canastra chega à sua terceira edição, nos dias 26 e 27 de abril de 2025, na Escola de Design da UEMG, e no dia 10 de maio, no Centro Cultural Usina de Cultura, reafirmando o compromisso com a circulação, diversidade e valorização das publicações independentes. Com cerca de 140 publicadores do país, além de expositores da Colômbia, Peru e Uruguai, o evento reafirma a capital mineira no mapa das feiras autônomas do país.
.

Para o coordenador do evento, Luiz Navarro, a expectativa é de que a Feira Canastra siga atraindo um recorte plural: “Queremos que a edição de 2025 seja mais uma vez um momento especial para que os visitantes possam conhecer o que há de melhor em publicações independentes no país, sejam livros, fanzines, quadrinhos ou qualquer outro formato de publicação. Esperamos trazer o máximo de diversidade possível para a feira, com obras primorosas e únicas."
.

Na edição principal, a feira vai reunir 103 feirantes em um ponto turístico icônico da capital. O evento será realizado, pela primeira vez, em uma faculdade de design, da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), na nova sede na Praça de Liberdade, criando novas oportunidades de interação com alunos e professores.
.

Outra novidade desta edição é uma versão "pocket" da feira, que acontecerá no dia 10 de maio, no Centro Cultural Usina de Cultura, no Bairro Ipiranga, na região Nordeste de Belo Horizonte. Nessa versão, 35 expositores de cinco estados brasileiros e um participante do Peru vão expor seus trabalhos no encontro, que também contará com debates mediados pela professora Letícia Santana Gomes, pesquisadora em Estudos da Linguagem, da UFOP, ampliando a troca de experiências entre público e participantes.
.

Diversidade editorial e produção independente

A Canastra funciona como uma vitrine para a multiplicidade da cena editorial independente. Entre os trabalhos apresentados estão fanzines, quadrinhos, livros de artista, literatura, poesia, fotolivros e projetos editoriais e gráficos experimentais, que desafiam formatos tradicionais e propõem novas formas de leitura e expressão.
.

Responsáveis pela coletânea de quadrinhos Boy Dodói, a editora Bebel Books, uma das expositoras selecionadas para a edição da Feira Canastra na Escola de Design da UEMG, tem recebido feedbacks positivos de seus leitores. É o caso do psicólogo Pedro Guilherme Teodoro, que atende grupos de pessoas que respondem a processos relacionados à Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), no CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Cajamar/SP.
.

Desde o ano passado, Pedro está usando "Boy Dodói: histórias reais e ilustradas sobre masculinidade tóxica", publicada pela Bebel Books e vencedora do Troféu HQ Mix 2024, em algumas reuniões do programa, que dura aproximadamente 2 meses. Segundo ele, "o formato em quadrinhos, aparentemente despretensioso, cumpre um papel muito valioso na reflexão sobre ações que, tantas vezes, os assistidos sequer reconheciam como violentas inicialmente."
.

BH no circuito nacional e internacional

Desde sua primeira edição, em 2019, a Feira Canastra vem conectando Belo Horizonte a outras iniciativas do gênero em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Brasília. Em 2025, o evento amplia suas fronteiras e recebe expositores internacionais, abrindo espaço para um intercâmbio ainda mais plural de ideias, linguagens e práticas editoriais.
.

A realização da Feira Canastra é possível graças à Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (projeto 1414/2022) e conta com o patrocínio do Mater Dei.

Feira Canastra 2025 - Edição principal

Onde: Espaço Cultural da Escola de Design da UEMG - Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Data: 26 e 27 de abril de 2025 (sábado e domingo)
Horário: das 11h às 18h
Entrada gratuita

Edição pocket

Local: Centro Cultural Usina de Cultura – Rua Dom Cabral, 765 – Bairro Ipiranga, Regional Nordeste, Belo Horizonte
Data:10 de maio de 2025 (sábado)
Horário: Das 11h às 18h
Entrada gratuita
Com rodas de conversa mediadas por Letícia Santana Gomes

Mais informações@feiracanastra
.