Estado de Minas LITERATURA

Feira do Livro Internacional de Tiradentes segue até domingo (13)

O evento, totalmente gratuito, recebe grandes nomes da literatura


postado em 11/04/2025 10:27 / atualizado em 11/04/2025 11:19

A jornalista e escritora carioca Ana Maria Machado(foto: Thaís Andressa/Divulgação)
A jornalista e escritora carioca Ana Maria Machado (foto: Thaís Andressa/Divulgação)
O zumzumzum é grande pelas velhas ruas de pedras e de belos prédios históricos. O vai-e-vem tem um motivo. Desde a última quarta-feira (9), a segunda fase da 5ª edição da Feira do Livro Internacional de Tiradentes (Fliti), que tem como viés o tema "Mulheres de Prosas e Versos", movimenta a cidade.

É criança, jovem e pessoas mais velhas por todo lado, no Centro Cultural Yves Alves, no Lago das Mercês, onde está o projeto Ônibus-Literário Fliti, e nas oficias e espetáculos no Centro Cultural Aimorés.

Em seus dois primeiros dias, o evento já jogou luz a muitas estrelas das letras e levantou discussões relevantes. A Imortal da ABL Ana Maria Machado, que já vendeu mais de 20 milhões de exemplares em 26 países e, aos 83 anos, foi uma delas.

O produtor do longa 'Ainda Estou Aqui', Rodrigo Teixeira(foto: Thaís Andressa/Divulgação)
O produtor do longa 'Ainda Estou Aqui', Rodrigo Teixeira (foto: Thaís Andressa/Divulgação)
Na mesa "A audácia de ser mulher" que fez alusão a um dos seus mais famosos livros, Ana Maria cravou, relembrando sua trajetória: "Nossa vida é múltipla. Somos mulheres!" E destacou a importância do feminismo: "Quando eu trabalhava no Jornal do Brasil, eu recebia menos que meus colegas homens pela mesma função. descobri anos depois."

Também foram discutidos outros temas da ordem do dia, como a IA na criação literária. Ana Maria foi enfática: "Essa questão não me afeta, não afeta minha escrita. Já chega me preocupar com Trump, com o Brasil, com inflação", afirmou, arrancando risos na plateia.

A escritora e historiadora Mary Del Priori (à esq.)(foto: Thaís Andressa/Divulgação)
A escritora e historiadora Mary Del Priori (à esq.) (foto: Thaís Andressa/Divulgação)
Mas houve quem olhasse para o tema tecnologia com um pouco mais de urgência, como a mesa "O Incentivo à Leitura na era da IA" e também no debate "O Sequestro da Notícia: Jornalismo, Literatura e Fake News", com os jornalistas Ernesto Rodrigues e Cristina Serra. De acordo com  Cristina, "a erosão do papel e da importância do jornalismo é um fato real. O cenário nunca foi tão desafiador."

A questão da velhice na história do Brasil e como o país tem se preparado, ou não, para o envelhecimento da sua população também foi pungente. "Não tenhamos dúvidas. A realidade do país daqui a dez anos será outra. Estamos envelhecendo. E a gente tem que aprender a envelhecer, pois os anos passarão. Aprender a lidar com o envelhecimento é a grande saída", afirmou a jornalista e historiadora Mary Del Priori.

Fliti movimenta a cidade histórica(foto: Thaís Andressa/Divulgação)
Fliti movimenta a cidade histórica (foto: Thaís Andressa/Divulgação)
Voltada em grande parte para a importância e produção da literatura para o público infantil, a Fliti discutiu o tema em diversas oportunidades. Como com Rodrigo Teixeira, produtor do filme "Ainda Estou Aqui" e cujo trabalho é marcado por adaptações de grandes livros. "O livro me salvou diversas vezes. Tenho síndrome do pânico diagnosticado desde criança. Foram os livros que me curaram."

Até domingo, a Fliti segue com programação intensa, nomes e discussões de peso. Entre os destaques, Milton Hatoum, Eucanãa Ferraz, Daniel Munduruku, dentre muitos outros.

Entre os espetáculos, o musical "Enreduana", que narra a história da primeira escritora do mundo. A montagem teatral, que conta a trajetória da filósofa e poetisa suméria que viveu 4.300 anos atrás, será  inspirada no livro homônimo do premiado escritor Roger Mello, também curador da mostra.

Abaixo, confira os destaques da Fliti até domingo (13):


DIA 11 DE ABRIL DE 2025 - SEXTA-FEIRA

10h - Guto Lins e Adriana Lins - IZ
11h - Bianca Ramoneda e convidados
12h - Gertrudes Trudes Tutudes / Lançamento do livro com Luciana Savaget e Verônica Marcílio
14h - O que esperar do Brasil para além de 2026 e que lições (positivas e negativas) podemos destacar desde a redemocratização? / Cris Schmidt, Zeina Latif e Fábio Giambiagi
15h - Roger Mello e Isol Misenta
16h - Paulo Lins e Geovani Martins / Mediação: Eliana Alvez Cruz
17h - Eduardo Bueno
18h - Martha Medeiros
19h30 - Musical Enreduana
Com Roger Mello, Tibor Fittel, Camila Marlière, Leo Thieze e Larissa Lopes

DIA 12 DE ABRIL DE 2025 - SÁBADO

10h - Maria Bopp e Camila Fremder / Mediação: Bruno Venga
11h - Milton Hatoum / Mediação: Ruan Gabriel
14h - Estevão Ribeiro
15h - Ondjaki (Angola) / Mediação: Roger Mello
16h - Eliana Alves Cruz e Teresa Cárdenas (Cuba)
17h - Geni Núñez e Verenilde Pereira
18h - Cheia de Graça / Lançamento do Livro com Heloísa Périssé
19h - Eucanaã Ferraz e Zélia Duncan / Mediação: Leonardo Lichote

DIA 13 DE ABRIL DE 2025 - DOMINGO

10h - Caetano Galindo e Fernando Bonassi / Mediação: Ruan Gabriel
11h - Bruno Venga, Alexandra Maia e Adriane Garcia
12h - Lorena Kaz e Marta Lagarta / Mediação: Adriana Lins
14h - Daniel Munduruku e Renato Soares
15h - Ana Luiza Novis
16h - Edital de escritores independentes FLITI
18h - Encerramento da 5ª FLITI com a Banda Ramalho

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação