Revista Encontro

FUTEBOL

Galo de Gabriel Milito alcança maior posse de bola da história do clube

Atlético teve 81% de posse na vitória contra o Caracas pela Libertadores

Arthur Ribeiro e Rafael Jeha
- Foto: Pedro Souza/Atlético
Gabriel Milito substituiu Luiz Felipe Scolari no comando do Galo no início desta temporada com o objetivo de fazer o Atlético voltar a ser o time ofensivo que a torcida desejava. Desde a sua chegada, o alvinegro mudou completamente seu estilo de jogo, como foi prometido pelo argentino em sua primeira entrevista coletiva.
.

"Gosto de dominar as partidas tendo a bola. Vamos jogar na parte tática de diferentes formas, mas o estilo será um só. Ficaremos com a bola e, quando ela estiver com o rival, que ele a tenha muito pouco. Esses conceitos são muito importantes para mim", disse o treinador, na ocasião, sobre seu estilo de jogo.
.

Com Felipão, o Galo, apesar de ter feito uma boa campanha no Brasileirão de 2023, era um time essencialmente defensivo, algo que não agradava a diretoria e a torcida. Eram raros os jogos em que o time conseguia controlar a partida, o que levou à sua demissão.
.

Desde então, o Galo teve superioridade de posse de bola em todos os jogos até aqui, o que é um dado muito expressivo. O estilo de Gabriel Milito está cada vez mais presente no dia a dia do Atlético, que consegue controlar as partidas e "machucar" o adversário.
.
Um exemplo disso, foi o jogo da última terça feira (28 de maio) contra o Caracas (VEN), válido pela Libertadores. O Galo teve 81% de posse de bola, o maior número de sua história, e ainda conseguiu transformar esse controle em 32 finalizações e 4 gols.
.

Além dos grandes números, o alvinegro mostrou mais uma vez grande repertório tático. Quando o Caracas se defendia com uma linha de 5 jogadores, Milito recuava o lateral Guilherme Arana, visando dar mais qualidade na saída de bola, e avançava o meia Gustavo Scarpa pela esquerda, já que o jogador tem bom impacto no terço final do campo. Desta forma, o Galo chegou aos dois primeiros gols no duelo contra os venezuelanos.

O jogo ofensivo e propositivo imposto pelo Galo de Gabriel Milito era o que a torcida atleticana desejava. Por isso, o treinador, em tão pouco tempo de trabalho, já está nas graças da Massa.

O Galo, agora, se prepara para enfrentar o Bahia, no domingo (1º de junho), pelo Brasileirão, na Arena MRV. O tricolor baiano vem sendo uma das surpresas do campeonato, jogando um futebol vistoso e corajoso. Este será mais um grande teste para o time de Gabriel Milito, que precisa vencer para encostar no pelotão de cima da competição nacional.

.