Por incrível que pareça, o próprio McDonald's resolveu responder essa questão.
Que se prestou a esclarecer a diferença entre o sanduíche real e o das propagandas foi Hope Bagozzi, diretora de marketing do McDonald's no Canadá. Ela adquiriu um Quarterão com Queijo numa loja de rua e o levou até o estúdio fotográfico onde são feitas as fotos publicitárias da marca nesse país. "Eles trabalham conosco há sete anos. Vamos colocar lado a lado o hambúrguer que comprei e o que eles vão preparar para a sessão de fotos", diz Bagozzi no vídeo divulgado no YouTube, e que já conta com mais de 10 milhões de visualizações.
Assista abaixo ao vídeo, em inglês, com a explicação para a diferença entre o tamanho do sanduíche vendido na loja e o da propaganda:
Como é possível ver na filmagem, um estilista de alimentos (isso mesmo, existe essa profissão) prepara o sanduíche especialmente para a foto e, segundo a diretora de marketing, os ingredientes são os mesmos disponíveis nas lojas. O curioso é que um hambúrguer costuma demorar cerca de um minuto para ficar pronto num McDonald's, mas, no estúdio, ele leva horas. Além disso, a disposição dos ingredientes é bem diferente, como mostra o fotógrafo Neil: "Conseguimos deixar visíveis o picles, a cebola e os condimentos, conforme vamos 'construindo' o sanduíche.
Os especialistas em imagem lembram que a foto possui apenas uma dimensão, portanto, se o hambúrguer fosse fotografado do jeito que é feito, seria possível ver apenas a carne e o queijo cheddar.
No vídeo, podemos ver que até o catchup e a mostarda são colcoados usando uma seringa, para ficarem "milimetricamente" no lugar que precisam. Após a foto ser feita, o hambúrguer ainda passa por uma "sessão de beleza" no Photoshop, para retirada de "imperfeições" e correção de brilho e cor, conforme a necessidade.
Por fim, Hope Bagozzi explica que o tamanho do sanduíche comprado na loja do McDonald's é menor do que o feito no estúdio porque a caixa de transporte faz com que o calor se condense e deixe o pão bem mais murcho..