Estado de Minas CURIOSIDADE

Por que o sanduíche do McDonald's não se parece com o da propaganda?

Quem nunca quis saber a resposta para essa questão? O McDonald's do Canadá resolveu atender uma internauta e fez um vídeo para explicar a diferença gritante entre a foto do sanduíche e o produto vendido na loja


postado em 17/09/2015 17:38

Na comparação feita pela própria McDonald's do Canadá, o Quarterão da esquerda, comprado numa loja, é bem menor do que o da direita, criado em estúdio(foto: YouTube/Reprodução)
Na comparação feita pela própria McDonald's do Canadá, o Quarterão da esquerda, comprado numa loja, é bem menor do que o da direita, criado em estúdio (foto: YouTube/Reprodução)
Quando você está com fome e chega numa loja do McDonald's, é atraído pelas imagens dos sanduíches, que parecem saborosos e suculentos, mas, na hora em que recebe o pedido, ele é bem menor, não é verdade? Essa situação, vivenciada por milhões de pessoas, sempre gerou uma dúvida nos clientes da rede americana de fast food: por que os hambúrgueres são bem maiores e mais estruturados nas fotos?

Por incrível que pareça, o próprio McDonald's resolveu responder essa questão. A unidade da empresa no Canadá criou uma campanha para receber perguntas dos clientes por meio de uma página na internet, e uma das dúvidas escolhidas para serem respondidas diz respeito justamente à aparência dos famosos hambúrgueres da franquia. Confira a pergunta enviada pela usuária identificada como Isabel M., moradora de Toronto: "Por que sua comida parece diferente na propaganda quando comparada com a da loja?".

Que se prestou a esclarecer a diferença entre o sanduíche real e o das propagandas foi Hope Bagozzi, diretora de marketing do McDonald's no Canadá. Ela adquiriu um Quarterão com Queijo numa loja de rua e o levou até o estúdio fotográfico onde são feitas as fotos publicitárias da marca nesse país. "Eles trabalham conosco há sete anos. Vamos colocar lado a lado o hambúrguer que comprei e o que eles vão preparar para a sessão de fotos", diz Bagozzi no vídeo divulgado no YouTube, e que já conta com mais de 10 milhões de visualizações.

Assista abaixo ao vídeo, em inglês, com a explicação para a diferença entre o tamanho do sanduíche vendido na loja e o da propaganda:


Como é possível ver na filmagem, um estilista de alimentos (isso mesmo, existe essa profissão) prepara o sanduíche especialmente para a foto e, segundo a diretora de marketing, os ingredientes são os mesmos disponíveis nas lojas. O curioso é que um hambúrguer costuma demorar cerca de um minuto para ficar pronto num McDonald's, mas, no estúdio, ele leva horas. Além disso, a disposição dos ingredientes é bem diferente, como mostra o fotógrafo Neil: "Conseguimos deixar visíveis o picles, a cebola e os condimentos, conforme vamos 'construindo' o sanduíche. Numa loja, eles apenas colocariam tudo centralizado. Nós precisamos trazer esses ingredientes para frente, para mostrar que estão lá".

O hambúrguer criado em estúdio para a sessão de fotos é montado 'cirurgicamente' de forma a deixar visíveis todos os seus ingredientes(foto: YouTube/Reprodução)
O hambúrguer criado em estúdio para a sessão de fotos é montado 'cirurgicamente' de forma a deixar visíveis todos os seus ingredientes (foto: YouTube/Reprodução)


Os especialistas em imagem lembram que a foto possui apenas uma dimensão, portanto, se o hambúrguer fosse fotografado do jeito que é feito, seria possível ver apenas a carne e o queijo cheddar.

No vídeo, podemos ver que até o catchup e a mostarda são colcoados usando uma seringa, para ficarem "milimetricamente" no lugar que precisam. Após a foto ser feita, o hambúrguer ainda passa por uma "sessão de beleza" no Photoshop, para retirada de "imperfeições" e correção de brilho e cor, conforme a necessidade.

Por fim, Hope Bagozzi explica que o tamanho do sanduíche comprado na loja do McDonald's é menor do que o feito no estúdio porque a caixa de transporte faz com que o calor se condense e deixe o pão bem mais murcho.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação