Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, serviram dois pratos distintos para 28 voluntários. Uma refeição era composta por almôndega feita de carne e, a outra, com almôndega à base de soja. Os dois pratos tinham o mesmo peso e a mesma quantidade de calorias e de gordura. Porém, a bolinha de carne continha 26 gramas de proteína e três de fibra, enquanto a almôndega de soja tinha 17 gramas de proteína e 12 de fibra.
Três horas após o consumo das refeições, os participantes reportaram aos pesquisadores o nível de saciedade que estavam sentindo, e foi constatada a paridade entre os grupos. Além disso, quando se alimentaram novamente, todos consumiram a mesma quantidade de calorias.
Apesar de ser um estudo feito com uma pequena quantidade de pessoas, ele ajuda a desbancar a ideia de que vegetarianos não consomem uma quantidade suficiente de proteínas e, por isso, estariam menos nutridos.
É sabido que a proteína ajuda a manter o corpo saciado por mais tempo, além de promover a perda e a manutenção do peso. Mas, as fibras, que são encontradas em grandes quantidades em frutas, vegetais, grãos integrais e legumes, podem oferecer os mesmos benefícios.
Alguns estudos anteriores já haviam demonstrado as vantagens de se seguir uma dieta vegetariana, especialmente no que tange à saúde do coração, da digestão e na prevenção de certos tipos de cânceres.
(com The Huffington Post).