
A nutricionista lembra que, ao contrário da mentalidade que se tinha antigamente, quando se pregava os malefícios da gordura para o sistema circulatório, hoje, é sabido que existem os tipos bons desse nutriente para o coração. Isso desde que seja consumido de forma adequada e na quantidade certa.
"As gorduras insaturadas, por exemplo, formam o grupo principal de lipídios associados à prevenção de doenças. A monoinsaturada, encontrada principalmente no abacate e no azeite, auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim [LDL] e no aumento dos níveis de colesterol bom [HDL], sendo uma das maiores aliadas no combate a doenças do coração. A gordura poli-insaturada, encontrada nos peixes e frutos do mar [ômega-3, 6], na soja e em grãos, como nozes, semente de linhaça e de girassol, também são importantes para a nossa saúde", esclarece Viviane Kim.
Segundo a especialista, o ômega-3 é uma gordura famosa pela sua função anti-inflamatória e por exercer um papel importante na saúde cardiovascular, podendo ser encontrado no salmão, na sardinha e na linhaça. "Já o ômega-6, encontrado nos óleos vegetais, quando consumido excessivamente pode causar inflamações. Por isso, é muito importante manter o equilíbrio entre essas gorduras para garantir sua correta função protetora", diz a nutricionista.
Vale lembrra que os benefícios não se aplicam a todas as gorduras. A gordura trans, por exemplo, também conhecida como gordura vegetal hidrogenada, encontrada principalmente em produtos industrializados como biscoitos, salgadinhos e margarinas, e as saturadas, presentes nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga e laticínios, não entram na regra das gorduras boas.
"O consumo excessivo de gordura trans deve ser evitado, já que corrobora para o aumento do colesterol ruim, conhecido também como LDL, além de diminuir o bom, o HDL. Já o consumo das saturas, deve ser feito com moderação, pois a ingestão elevada pode aumentar o LDL, favorecendo o seu acúmulo nas artérias e elevando o risco de problemas cardíacos", explica Viviane.