Apesar de ser um alimento considerado saudável, a salada pode se transformar em vilã da dieta dependendo dos "extras" que forem colocados nela. A tentação pode ser ainda maior para quem frequenta o bufê de restaurantes self-service.
Como mostra o site americano HealthDay, especializado em notícias de saúde, alguns molhos industrializados e que são destinados às saladas podem ter mais de 130 calorias por porção, quase todas em forma de gordura ruim. Os que possuem queijo e maionese são ainda piores. A dica é substituí-los por uma pitada de vinagre ou de azeite alface, que são pobres em calorias.
A proteína também pode transformar a salada numa verdadeira refeição. Mas o HealthDay lembra que é preciso ficar longe de carnes gordurosas, bacon, frango frito e até camarão. "Experimente salmão grelhado ou frango em vez dessas proteínas gordas", recomenda o site.
Apesar de ser uma ótima fonte de cálcio, o queijo é o pior complemento de uma salada, alerta o HealthDay. Eles adicionam centenas de calorias ao alimento. Se você quiser algum sabor de queijo, polvilhe uma colher de sopa de parmesão ralado sobre as folhas.
Croutons e macarrão ajudam a dar um toque crocante à salada, mas adicionam poucos nutrientes e muitas calorias. "Algumas nozes e sementes podem fornecer o mesmo tipo de crocância, além de vitaminas e minerais. Mas use apenas uma colher, não uma 'concha', porque são relativamente ricos em calorias, ainda que em forma de gorduras saudáveis", diz o HealthDay. Mas, lembra que as castanhas não devem ser doces ou excessivamente salgadas..