Você compraria uma garrafa fo vinho tinto Château Margaux 2010, que custa cerca de R$ 13,4 mil no Brasil? Pois é, os preços dos rótulos em nosso país variam muito e isso não depende apenas da qualidade do produto.
Antes de tudo é preciso entender que vinho barato não é necessariamente ruim. De acordo com Stephani Vaz, sommelière da Evino, é preciso acabar com o preconceito de que somente vinho caro tem qualidade. "Muitas vezes pagamos a mais em uma garrafa sem entender por que: seja por marketing, embalagem e/ou fama do produto. Rótulos econômicos ajudam a aumentar o consumo da categoria, tornam a bebida acessível a todos os públicos e estimulam o comércio e a produção", comenta a especialista.
Abaixo, a sommelière cita características que encarecem ou barateiam um vinho:
Cultura
Como mostra Stephani, na Europa a bebida é classificada como um alimento e, por isso, possui taxas menores. Já no Brasil os vinhos fazem parte da categoria bebidas alcoólicas. "Com isso as taxas por aqui acabam sendo bem diferentes".
Intermediários
Podem ser negociantes ou importadoras. "Tanto faz! A questão é que, quanto mais intermediários, maior o preço final do produto", lembra a especialista. Por isso, o consumidor deve sempre buscar um estabelecimento que faça a importação direta dos produtos.
Garrafa
Quanto mais espesso o vidro mais caro é o vinho.
Espumante
É importante pontuar que espumantes geralmente são mais caros por uma questão de segurança: pressão interna, gaiola e rolha diferenciada.
Fechamento
Uma simples rolha de cortiça é bem mais cara que screwcap (tampa de rosca), diz a sommelière. "Vinhos de consumo imediato são produzidos com tampas de roscas, já que não necessitam de envelhecimento. A rolha ajuda na micro-oxigenação para o vinho envelhecer com qualidade durante anos. Mas serve somente para vinho de guarda, que geralmente tem preços a partir de R$ 150".
Manual vs automatizado
"Esse tópico faz de fato muita diferença nos valores dos rótulos. O trabalho foi manual ou automatizado? Quantas pessoas demandaram o serviço?" Essas são informações que encarecem um rótulo, diz a especialista.
Tempo de barrica
"Por que o tempo do vinho em barrica encarece o produto? Simples! O tempo do vinho em barrica é o tempo que a vinícola não está gerando dinheiro com a comercialização do produto. Entendeu?"
Produção
Stephani explica que um dos pontos que mais encarece um rótulo é a baixa quantidade de garrafas produzidas a cada safra. "Um vinho com produção feita em grande escala, consequentemente, é comercializado por valores mais baixos".
Fama
Produtores de renome, com prêmios ou boas avaliações da crítica, tendem a cobrar mais simplesmente pela garantia da qualidade do produto produzido..