Revista Encontro

Bem-estar

É preciso incluir fibras em sua dieta

Estudo garante benefícios da ingestão adequada desse nutriente

João Paulo Martins
- Foto: Pexels

Muita gente se preocupa com a quantidade de carboidrato e gordura consumida diariamente, mas se esquece de ingerir fibras de forma adequada. Elas são importantes na prevenção de doenças crônicas e ajudam na saúde do sistema cardiovascular. Segundo um estudo encomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e publicado no dia 10 de janeiro deste ano na revista científica The Lancet, um elevado consumo de fibras contribui para  redução de 15 a 30% na incidência e mortalidade por problemas cardíacos.

Além disso, os pesquisadores descobriram uma redução de 16 a 24% na incidência de doenças do coração, de derrames, de diabetes tipo 2 e de câncer no cólon ou no reto – muito comum no público masculino.

O estudo se baseou na análise de 185 pesquisas e 58 ensaios clínicos. Os resultados apontam que a substituição de uma alimentação pobre em fibras por uma dieta rica em alimentos que contenham esse nutriente pode evitar cerca de 13 mortes e seis casos de doença cardíaca em cada grupo de mil pessoas.

Conforme a pesuqisa publicada na The Lancet, a maioria das pessoas ingere menos de 20 g de fibras por dia, sendo que o consumo diário recomendado pela OMS varia de 25 a 29 g diárias, sendo que existem benefícios para quem consome mais de 30 g.

As fibras são encontradas principalmente em frutas, verduras, legumes e cereais. Portanto, os cientistas recomendam a ingestão diária de pães (uma fatia grossa possui 2 g de fibra) e massas integrais, feijão, lentilhas (uma xícara tem 4 g de fibras), grão de bico, nozes e sementes, aveia (meia xíca  tem 9 g de fibras), cenoura (uma possui 3 g de fibras) e maçã (com casca chega a 4 g de fibras)..