Quem gosta da culinária árabe com certeza já provou um antepasto feito de grão-de-bico cozido e espremido, tahine, azeite, suco de limão, sal e alho. É o famoso homus. Que é muito consumido por vegetarianos, veganos e apaixonados por um estilo de vida saudável. Normalmente, a iguaria é servida com o pão pita, ou sírio. Mas, até que ponto esse prato típico do Oriente Médio faz bem para a saúde?
"Homus pode ser uma ótima opção na hora do lanche", comenta Elliot Moore, conselheiro de estilod e vida saudável das clínicas Bupa, no Reino Unido, em entrevista ao portal britânico Pop Sugar. "É rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, o que significa que libera glicose de forma lenta e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue. Seu ingrediente principal é o grão de bico, que fornece uma boa fonte de proteína. São cerca de oito gramas de proteína para cada 100 g de homus", completa o especialista.
O consumo desse tipo de carboidrato é bom porque ajuda a manter o nível de glicemia ao longo do dia, evitando picos que levam ao consumo de alimentos calóricos, como chocolate. De acordo com Moore, homus é ainda mais recomendado para quem faz treinos longos, representando uma ótima opção de lanche para o intervalo da academia ou mesmo para a hora do "snack" em meio ao trabalho ou durante a "correria" do dia a dia.
Por mais delicioso que seja, nem todo homus é feito da mesma amneira. Enquanto o produto adquirido nas lojas possa ser a opção mais fácil, é provável que tenha mais óleo e gordura do que a alternativa caseira. "Mesmo que seja rotulado como 'baixo teor de gordura', o homus comprado em loja ainda pode conter um nível relativamente alto de gordura. Os alimentos sólidos, como o homus, só podem ser considerados com baixo teor de gordura quando têm menos de três gramas desse ingrediente a cada 100 g de produto. Duas colheres de sopa de homus têm 50 calorias e 2,8 g de gordura, mas o homus comprados em lojas podem conter muito mais", afirma Elliot Moore ao Pop Sugar. Portanto, a dica é sempre ler o rótulo.
De qualquer forma, o melhor ainda é produzir em casa esse antepasto árabe. "Dessa forma, você sabe exatamente quais ingredientes estão no produto e pode adaptar a receita para diferentes tamanhos de porções. Você ainda pode tornar seu homus mais saudável se incluir vegetais como pepino e cenoura. Se não abre mão do pão pita, pode optar pelos integrais", recomenda o especialista britânico.
Abaixo, selecionamos uma receita de homus apresentada pelo progrma Nhac, do canal GNT:
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido
- 1 xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
- Suco de um limão
- 1 dente de alho pequeno
- Sal marinho
- 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
Modo de Preparo:
Coloque o grão-de-bico em um processador de alimentos e triture bem. Adicione o tahine, suco do limão e azeite. Continue a bater até obter a textura desejada.
Se o homus é muito grosso, adicione um pouco de água. Sirva com fio de azeite e salsinha picada.
.