Quer desinchar, desintoxicar o organismo e ainda favorecer a queima de gordura, acelerando o metabolismo? A dica é ingerir chá branco (Camellia sinensis), que é proveniente da mesma planta que se extrai o chá verde (matcha). Porém, a versão "branca" é mais "potente".
"No momento da colheita, as folhas são retiradas muito jovens, antes de entrarem no processo de oxidação. Nessa fase, quando ainda estão cobertas por uma penugem esbranquiçada, daí o nome chá branco, concentram catequinas e polifenóis, substâncias altamente antioxidantes e termogênicas, capazes de acelerar o ritmo do metabolismo', esclarece a nutricionista portuguesa Ana Isabel Ribeiro, em publicação divulgada em seu blog A Nitricionista (sic).
Conforme a especialista, o chá verde aumenta em 4% o ritmo do metabolismo, como mostra um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition. "Já o tipo "branco" pode acelerar em até 8% o consumo de calorias do organismo, de acordo com resultados clínicos", afirma a nutricionista.
Assim como o matcha, o chá branco apresenta outros benefícios além de favorecer o emagrecimento. "É capaz de fortalecer o sistema imunológico e combater os radicais livres. Isso acontece, de novo, graças às catequinas e aos polifenóis, que são antioxidantes mais poderosos do que as vitaminas C e E", completa Ana Ribeiro.
Estudos feitos nas universidades americanas de Pace, Cleveland e Case Western Reserve apontam outras características benéficas do chá branco para nossa saúde:
- Diminui a taxa de colesterol ruim, o LDL, além de fortalecer as artérias e as veias, prevenindo problemas cardiovasculares
- Protege a pele dos efeitos nocivos do Sol, melhorando o sistema de defesa das células contra os raios UV-B. Com isso, reduz o risco de câncer de pele
- Age como antigripal e anti-inflamatório
- Previne a formação de placas bacterianas e cáries nos dentes
A especialista portuguesa recomenda a ingestão de cerca de um litro de chá branco por dia. Mas ela lembra que é preciso beber água também.