Vegetarianos que sonham em poder apreciar um combo de hambúrguer com batata frita, típico das redes de fast-food americanas, em breve poderão apreciar o alimento sem carne. Isso porque a lanchonete Burger King, principal concorrente do McDonald's, se associou à startup americana Impossible Foods para anunciar, nesta segunda, dia 1º de abril, o lançamento do Impossible Whopper, totalmente vegetariano, em 59 lojas da cidade de Saint Louis, no Missouri, Estados Unidos. Apesar de parecer mentira de 1º de abril, a informação foi divulgada pela agência alemã de notícias Reuters.
Para marcar o lançamento, a gigante dos hambúrgueres lançou um vídeo promocional com uma "câmera escondida" mostrando alguns clientes provando a nova versão do Whopper – que é o "Big Mac" do Burger King –, à base de vegetais e sem carne, e dando destaque para a reação deles ao não perceberem a diferença.
"Queríamos ter certeza de que tínhamos algo que corresponderia às expectativas do Whopper", comenta Christopher Finazzo, presidente do Burger King na América do Norte, citado pela Reuters. "Nós fizemos um teste cego de gosto com nossos franqueados, com pessoas no escritório, com meus parceiros na equipe executiva, e praticamente ninguém percebeu a diferença", completa o executivo americano.
O Whopper Impossible, que é livre de coelsterol, vem com um custo extra: cerca de um dólar a mais do que a versão tradicional de carne. Mas segundo Finazzo, pesquisas de opinião mostram que os consumidores estão dispostos a pagar mais pelo hambúrguer vegetal.
Para quem não sabe, a Impossible Foods, sediada em Redwood City, na Califórnia (EUA), lançou seu primeiro hambúrguer de carne falsa há dois anos. Uma levedura geneticamente modificada cria o ingrediente chave, chamado "heme", que faz com que os hambúrgueres pareçam sangrar e ter gosto de carne real.
Burger King não é o primeiro a servir um hambúrguer sem carne. A startup Beyond Meat, com sede em Los Angeles (EUA), que tem como sócios o ator Leonardo DiCaprio e do fundador da Microsoft Bill Gates, anunciou no começo de janeiro que lançaria seu sanduíche vegetal na cadeia de fast-food Carl's Jr.
(com Reuters)
.