Leitoa assada, tutu e couve. O melhor restaurante contemporâneo da capital, o Glouton, é notabilizado por usar ingredientes típicos e tradicionais da cozinha mineira. Esse talvez seja um dos motivos que levaram o chef e proprietário da casa, Leo Paixão, a ganhar cinco vezes consecutivas o prêmio de Encontro Gastrô - O Melhor de BH e, como consequência, entrar para o seleto grupo de profissionais hors concours desta publicação.
> Leia mais: Conheça todos os vencedores da Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019
> Leia mais: Conheça todos os vencedores da Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019
Leo não é um profissional de releituras. O que ele faz é comida mineira de verdade. A diferença são as técnicas empregadas no preparo. A leitoa, por exemplo, é marinada, curada e depois assada até ficar com a pele extremamente crocante e a carne macia e tenra. Só então é desossada. É o jeito Paixão de fazer o clássico.
E mesmo quem pouco entende de técnicas gastronômicas percebe que é exatamente isso que Leo faz. Comida que conforta, capaz de resgatar sabores impregnados na memória afetiva dos clientes. Isso faz com que o restaurante, inaugurado em 2013, viva cheio. As pessoas se surpreendem com receitas aparentemente simples, mas que ganham requinte nas mãos de Leo. É o caso do bife acebolado com farofa de ovo e banana, e molho de vinho tinto. "É um prato tradicionalíssimo, mas preparado da melhor forma possível." Há, também, receitas autorais como o bacalhau que é servido com farofa de beiju de fubá, cural, minimilho e catupiry.
R. Bárbara Heliodora, 59, Lourdes, (31) 3292-4237. De seg. a qui.: das 19h às 23h30; sex.: das 12h às 15h, e das 19h à 0h30; sáb.: das 12h às 16h, e das 19h à 0h30.Cartões: todos, exceto Diners.