Revista Encontro

BEM-ESTAR

Saiba quais alimentos favorecem ou combatem a rinite alérgica

Confira produtos com propriedades antialérgica, anti-inflamatória e expectorante

Da redação com assessorias
Como mostra o médico, o gengibre é muito indicado para o tratamento de gripes e resfriados, que têm sintomas parecidos com os da rinite alérgica, devido à sua ação adstringente e expectorante - Foto: Pixabay
As pessoas que convivem com a rinite alérgica estão acostumadas a usar descongestionantes e antialérgicos, quase diariamente. Espirros e obstrução nasal são alguns dos sintomas recorrentes.

No entanto, quem sofre com esse problema, geralmente, não sabe que os alimentos que ingere podem piorar o quadro ou ajudar a aliviar o desconforto. "Atualmente, com o desenvolvimento das pesquisas no campo da imunoalergologia, já se sabe que o aspecto nutricional é participativo do processo de prevenção e cura de algumas doenças respiratórias", explica o otorrinolaringologista Marcelo Mello, do hospital Cema, de São Paulo.

O consumo regular de vitaminas, minerais, óleos e enzimas, que estão presentes naturalmente nos alimentos in natura, ajudam a fortalecer o organismo, já que possuem propriedades anti-inflamatórias, bactericidas, fluidificantes e descongestionantes.

Em contrapartida, certas dietas podem "piorar" os sintomas da rinite. "Comidas muito quentes ou alimentos muito temperados e ácidos ativam a resposta alérgica, por meio da histamina, que tem uma poderosa ação vasodilatadora. É o caso da capsaicina, presente na pimenta, que faz o nariz escorrer, coçar, entupir, além de provocar espirros", comenta o médico.

Os alimentos que pioram a rinite, segundo o especialista:


Os produtos que são benéficos para o sistema imunológico e que ajudam a combater a rinite, de acordo com Marcelo Mello:


*Publicado originalmente em 08/03/2018.