Entre as carnes preferidas dos brasileiros está o frango. Ingrediente fundamental de receitas tradicionais, como o salpicão e o fricassé, a carne dessa ave pode ser também cozida, grelhada, assada e tem lugar garantido inclusive nos churrascos.
Normalmente são vendidos os cortes mais comuns, como coxa, sobrecoxa e asa. Mas, agora, quem está ganhando espaço nos supermercados é uma parte mais nobre do frango, chamada sassami – corresponde a um pequeno filé retirado da parte interna do peito, próximo do osso. "É como se fosse um filé mignon, porque é muito macio. Inclusive, possui um formato bem parecido com famoso corte bovino", explica Ivo Faria, chef hors concours da premiação anual Encontro Gastrô.
Preparo
O chef Ivo Faria diz que, ao contrário das outras partes do peito de frango, que são mais secas, o sassami é mais suculento e saboroso. Por isso, segundo ele, a carne fica melhor se for grelhada. Porém, ela exige uma atenção especial. "Não pode ficar cru, obviamente. Mass também não deve ficar muito passado. Precisa ser servida exatamente ao ponto", orienta o premiado chef.
Acompanhamentos
Um molho suave é a sugestão de Ivo Faria como principal acompanhamento do sassami. Em relação às guarnições, o chef sugere vegetais grelhados, purê ou salada, por se tratar de um corte considerado light.
*Publicado originalmente em agosto/2016
INGREDIENTE
Você sabe o que é o sassami?
O corte é considerado o filet mignon do frango e virou moda. Chef hors concours da Encontro Gastrô dá dicas de uso do ingrediente
Compartilhe no Facebook
Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação