Revista Encontro

ENCONTRO GASTRÔ 2023

Padaria Vianney é o melhor de BH na categoria Brunch

Da redação
Croque madame, ovos Benedict, pão na chapa e uma xícara de café: para começar o dia muito bem - Foto: Paulo Márcio/Encontro
Uma refeição que não precisa mais de explicações. O brunch se disseminou de tal forma entre os mineiros que Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2023 decidiu que merecia uma categoria só para ele. E o primeiro troféu ficou com a Padaria Vianney, não por acaso ou sorte. É resultado do trabalho de uma família dedicada há mais de três décadas.

No final de 2022, a Vianney precisou sair do imóvel que ocupava desde 2009 para a construção de um prédio, e o transtorno virou oportunidade. Os proprietários foram para uma nova loja, quase em frente ao ponto anterior. A capacidade mais que triplicou, indo de 40 para 130 lugares, e o crescimento possibilitou a imaginação. "Nessa mudança, resolvemos fazer coisas diferentes. Continuamos com a padaria, obviamente, investindo nos pães de fermentação natural, mas montamos um restaurante com comida japonesa, pizza, almoço executivo e à la carte e, claro, nos dedicamos ao brunch", conta Isabella Carneiro, que gerencia o local junto aos pais e fundadores, Pedro Santiago e Vanilda Carneiro.
"Na outra loja, tínhamos predominantemente um bufê de café-da-manhã, mais algumas coisas, como o Croque Monsieur (pão brioche, presunto queijo Gruyére e molho bechamel). Com o novo espaço, conseguimos ampliar muito o cardápio", completa.

Isabella Carneiro, com Pedro Santiago e Ivanilda: "Produzimos tudo aqui, só não fazemos a Coca-Cola", brinca a filha dos fundadores - Foto: Paulo Márcio/EncontroEntre as novidades na sessão à la carte estão o clássico ovos benedict (toast de pão levain, bacon crocante, ovo poché e molho hollandaise), o american breakfast (toast de pão levain, presunto parma, chantily de queijo de cabra, mel de figo, ovos fritos, figo e rúcula) e o pão na chapa com requeijão. Para beber, o suco de frutas vermelhas, imbatível, se soma a outras opções, como os smoothies. A culinária japonesa também pode ser pedida. "Se quiser um tartar de salmão, por exemplo, está disponível", comenta Isabella. Ah, e o bufê de café-da-manhã fica o dia todo à mesa, das 7h às 19h.

A variedade é enorme, mas tudo é produzido no local, incluindo pães, iogurte e até a granola. "Só não fazemos a Coca-Cola", brinca a sócia. Para dar conta, são 220 funcionários. "O maior desafio é manter a qualidade, nosso valor inegociável, além de cuidar da equipe", reflete. A mãe de Isabella, filha de quitandeira, é uma das "garantias" de que tudo está nos conformes. "Ela prova os produtos", afirma Isabella.

Rua dos Aimorés, 200, Funcionários, (31) 3227-2071. Diariamente: 6h/23h
@padariavianney
.