A culinária fusion, chamada originalmente de fusion cuisine, também conhecida como fusion food, é uma tendência gastronômica que explora a fusão entre as técnicas de cozinhas e ingredientes de diferentes localidades e culturas. Apesar de já existir há muito tempo, nos últimos anos essa se tornou uma aposta recorrente entre os restaurantes.
Mesmo sem se dar conta da existência dessa culinária, a maioria das pessoas já experimentou essas iguarias. Um grande exemplo é o sushi, típico da cultura japonesa, que no Brasil e em outros países é comercializado com ingredientes regionais e sofre pequenas adaptações para se adequar ao público local.
Existem muitos outros casos que podem ilustrar essa prática, alguns mais sutis e outros mais ousados. Ao final deste artigo, será possível compreender melhor esse conceito e descobrir onde as tradições se encontram para criar novos sabores.
Como surgiu a culinária fusion?
Não existem relatos exatos de quando essas combinações passaram a existir, uma vez que devido a processos como a colonização e a migração de povos para outras regiões, esse fenômeno naturalmente já acontecia. Entretanto, foi apenas nos 70 que esse movimento ganhou nome, surgindo como Nouvelle Cuisine, que mesclava a culinária francesa, principalmente com a japonesa e que futuramente geraria a fusion cuisine.
Com a chegada das redes sociais, o avanço dos meios de transportes e de outras tecnologias, o processo de globalização foi intensificado e consequentemente o intercâmbio gastronômico também. Nesse sentido, a culinária fusion acabou se tornando uma grande tendência mundial, ampliando as possibilidades de novos pratos.
Exemplos de pratos de fusion food
Um bom exemplo da culinária fusion, é a polêmica pizza de sushi, que combina a tradicional massa italiana com o recheio de comida japonesa. O "tacoburguer" e o hambúrguer de pão de queijo, que associam respectivamente os tacos mexicanos e a típica receita mineira com o hambúrguer americano, são outras ótimas opções para ilustrar essa temática.
Muitas receitas "comuns" também nasceram a partir da influência de mais de um território. Uma referência é o ceviche, que é uma iguaria que surgiu com a colonização espanhola na América Latina, ao mesclar ingredientes locais aos europeus. Já no Brasil, muitas comidas vieram da relação entre os portugueses, africanos e indígenas.
O veganismo é mais que pratica bastante essa fusão, uma vez que adapta alguns pratos para uma versão que não tenha nada de origem animal. Nesse cenário são feitas modificações como sushi de legumes e vegetais, strogonoff de tofu, moqueca de berinjela ou banana e assim por diante.
Dito isso, todo prato que sofre alguma alteração, utilizando ingredientes e técnicas de lugares diferentes, se tornam parte desse movimento. Não existem regras durante o processo de criação, desde que respeite a cultura de cada cozinha. Sobre essa perspectiva, muitos chefs utilizam dessa proposta para se destacar e lançar algo inovador no mercado.
Para aqueles que desejam testar em casa, a sugestão é seguir as dicas de especialistas ou tentar replicar alguns desses pratos. Algo que também pode funcionar, é deixar a criatividade fluir e usar os ingredientes disponíveis na geladeira para fazer sua própria culinária fusion.