Os vencedores da 22ª edição do Prêmio Gerdau de Gastronomia - Encontro Gastrô 2024 foram conhecidos na noite da última segunda-feira (24/06), em evento no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), na região centro-sul da capital mineira. A festa reuniu mais de 800 convidados e destacou os finalistas em 37 categorias, de Melhor Brunch a Melhor Restaurante de Belo Horizonte, passando por Melhor Choperia, Melhor Bistrô, Melhor Padaria, Melhor Carta de Drinques e Melhor Pizzaria, entre outros. Receberam ainda o “Oscar da Gastronomia Mineira”, o Chef do Ano, o Maître do Ano, o Sommelier do Ano e o Chef Revelação 2023/2024. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrega da homenagem póstuma a Leonardo Duarte. O proprietário do Restaurante do Porto morreu no fim de 2023, em um trágico acidente de moto na Rodovia Fernão Dias, em São Gonçalo do Sapucaí, região sul de Minas.
A eleição dos melhores da gastronomia de BH contou com 50 jurados escolhidos entre frequentadores assíduos dos estabelecimentos concorrentes, além de uma votação online que muitas vezes decidiu o vencedor. O grande campeão da noite foi o restaurante Taste-Vin, que levou os prêmios de Melhor Restaurante de BH, Melhor Bistrô e Melhor Carta de Vinhos. O sommelier da casa, Denis Marconi, também saiu com o troféu de melhor em sua categoria. O público pode conferir três estreias entre os vencedores de restaurantes: o Per lui, do chef Yves Saliba, como Melhor Cozinha Contemporânea; o Taika Izakaya, Melhor Japonês; e o Varanda 1389, Melhor Bufê Self-service. O prêmio de Restaurante Revelação ficou com o Marie Cuisine, filial da casa brasiliense do restaurateur Carlos Rodrigues, o Carlão.
Entre os estabelecimentos de Diversão, o Tatu Bola ganhou o prêmio de Melhor Bar/Botequim. O Moema levou a Melhor Carta de Drinques e o Redentor, do mesmo grupo, a Melhor Choperia. A Novidade do Ano é o Montê Bar, uma casa montada em um dos edifícios mais icônicos da cidade, o centenário complexo Cento e Quatro, no Centro, próximo à Praça da Estação. Na categoria Lanches e Guloseimas, a Du Pain foi escolhida como o Melhor Brunch de BH; a cafeteria foi a Uluru; e a Chocolateria/Doceria, a Espetacular Doceria. A Novidade do Ano veio do interior, O Legítimo Rocambole de Lagoa Dourada.
Além do sommelier Denis Marconi, foram escolhidos como profissionais do ano a chef Marise Rache e a Maître Denise Rache, que juntas comandam o D’Artagnan. O chef revelação é o piauiense Izael José Martins, que já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e chegou a BH há seis meses, para chefiar a cozinha da unidade mineira do Marie. O perfil de todos os vencedores, além de informações sobre 450 endereços selecionados estão na edição especial que chega aos assinantes e às bancas de revistas a partir desta terça-feira (25/06).
Confira a seguir todos os vencedores do Prêmio Gerdau de Gastronomia - Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2024:
- BAR/BOTEQUIM: Tatu Bola
- CARTA DE DRINQUES: Moema
- CHOPERIA: Redentor
- GASTROBAR: Monjardim Costelaria e Botequim
- NOVIDADE DO ANO/DIVERSÃO: Montê
- BRUNCH: Du Pain
- BUFÊ DE FESTA: Rullus Buffet
- CAFETERIA: Uluru Café
- CHOCOLATERIA / DOCERIA: Espetacular Doceria
- CONFEITARIA E SALGADOS: Boca do Forno
- GELATERIA / SORVETERIA: Mi Garba!
- HAMBÚRGUER / SANDUÍCHE: Eddie Fine Burgers
- PADARIA: Boníssima
- PÃO DE QUEIJO: Verdemar
- NOVIDADE DO ANO / LANCHES E GULOSEIMAS: O Legítimo Rocambole de Lagoa Dourada
- BUFÊ SELF-SERVICE: Varanda 1389
- CHURRASCARIA: Porcão
- COZINHA LIGHT / SALADA: Néctar da Serra
- PEIXES E FRUTOS DO MAR: Alguidares
- PIZZARIA: Barolio
- RESTAURANTE TRADICIONAL: Casa dos Contos
- CANTINA / TRATTORIA: Anella Ristorante
- COZINHA MINEIRA: Xapuri
- JAPONÊS: Taika Izakaya
- PORTUGUÊS: Caravela
- BISTRÔ: Taste-Vin
- CARNE / PARRILLA: Pobre Juan
- CARTA DE VINHOS: Taste-Vin
- COZINHA CONTEMPORÂNEA: Per Lui
- COZINHA VARIADA: Grano 33
- ITALIANO: Gero
- MELHOR RESTAURANTE DE BH: Taste-Vin
- RESTAURANTE REVELAÇÃO 2024: Marie Cuisine
- MAÎTRE DO ANO: Denise Rache (D'Artagnan)
- SOMMELIER DO ANO: Denis Marconi (Taste-Vin)
- CHEF REVELAÇÃO: Izael José Martins (Marie Cuisine)
- CHEF DO ANO: Marise Rache (D'Artagnan)