Estado de Minas VIAGEM

Gastronomia e vinhos: descubra os sabores de Mendoza, na Argentina

Sabores autênticos, carnes suculentas e paisagens deslumbrantes fazem da visita à cidade argentina uma jornada gastronômica inesquecível


postado em 24/06/2024 00:36 / atualizado em 24/06/2024 00:39

(foto: Edgar Leal/iStock)
(foto: Edgar Leal/iStock)
Conhecida por ser a maior área produtora de vinhos da América Latina e por estar aos pés da Cordilheira dos Andes, Mendoza é uma cidade da Argentina que celebra sabores autênticos e produtos locais. Com paisagens impressionantes e com uma culinária cativante, o destino surpreende quem busca uma verdadeira experiência gastronômica.

Em Mendoza, um restaurante inaugurado há menos de um ano destaca-se pela qualidade e experiência ímpar. O restaurante Soberana já está entre os restaurantes recomendados pelo Guia Michelin 2024. No cardápio, os clientes encontram pratos com massas artesanais, carnes como angus e cordeiro, frutos-do-mar, entradas e sobremesas.  Além de bar e coquetelaria, o ambiente é contemporâneo e descontraído, sem perder o toque de sofisticação.

A expectativa que gira em torno da comida argentina é sempre das melhores. Com excelentes cortes de carnes e empanadas incomparáveis, os restaurantes conseguem atender aos paladares mais exigentes. O centro da cidade oferece opções de restaurantes com um menu de degustação fixo, de 5 a 8 pratos, harmonizados com os vinhos da casa.

Restaurantes para comer bem no centro de Mendoza:

1884 Restaurante

O chef argentino Francis Mallmann é um ícone da gastronomia mundial, referência quando se trata de churrasco, comandando restaurantes na França, Uruguai, Argentina, e é um dos responsáveis pelo 1884. A casa trabalha com menu em etapas, em que as carnes chegam em peças altas, e os assados incluem peixes, cordeiro e legumes.

Localizado em uma antiga vinícola, com mesas no jardim e ao ar livre, o cenário é ideal para um jantar ou almoço romântico. As reservas podem ser realizadas através do site, e o restaurante está posicionado na Av. Belgrano, 1.188, M5501, Godoy Cruz.

Centauro Restaurante

O projeto gastronômico Centauro se propõe a reinterpretar a comida da cidade. A identidade se constrói a partir da sazonalidade de sabores e texturas de ingredientes que provêm do norte, sul e centro da província. À mesa, os convidados servem-se com pão caseiro, patês, carne picada, truta curada e pastrami de cabra. Localizado na Rua Perú, 1.166, com atendimento de segunda-feira a domingo, as reservas podem ser realizadas por telefone ou pelo site.

Anna Bistró

Com mesas no jardim arborizado, no terraço e no salão, o Anna Bistró serve pratos principais que vão de criações com vitela, cordeiro, peixes e cortes como entranha e filé de costela. O diferencial do restaurante são as técnicas e influências francesas presentes nos pratos de café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, todos os dias, na Av. Juan B. Justo, 161.

Com o aluguel de carro em Mendoza, a locomoção é facilitada para fazer uma excursão pelas vinícolas, sendo uma bela oportunidade de tirar o máximo proveito da viagem, com um especialista que explicará os processos e métodos de produção dos vinhos durante o passeio. Na cidade, há mais de 1.200 vinícolas em atividade, entre elas pelo menos 100 estão abertas para receber visitantes.

Saiba quais vinícolas conhecer em Mendoza:

Catena Zapata

A Catena Zapata é pioneira no sucesso da produção dos vinhos argentinos e uma das mais procuradas para visitas e degustação de vinhos em viagens, com uma vista única da pirâmide de inspiração maia. Com mais de um século de história, produz diversos rótulos premiados, principalmente aqueles a partir da uva malbec.

Vistalba

Vistalba é conhecida por sua produção artesanal, que, além dos vinhos, amplia para a fabricação de azeite e produtos de beleza derivados do produto. A sala de degustação é uma sala subterrânea que conta com climatização natural, possível de enxergar as camadas do solo através da parede.

Ruca Malen

Na vinícola Ruca Malen, a experiência gastronômica é completa. Com pratos assinados pelo chef Lucas Bustos, há almoço com um menu de seis passos, com harmonização de bebidas produzidas pela própria vinícola, inclusive alguns rótulos podem ser encontrados em território brasileiro. O restaurante foi premiado em 2013 como "a melhor experiência de restaurante em bodega do mundo".

La Azul

La Azul oferece outra alternativa de almoço harmonizado. Com um ambiente descontraído e aconchegante, há uma vista para o jardim e para as montanhas com picos nevados. O almoço é embalado por música e sax ao vivo, e os vinhos são à vontade, porém não há tour pelo vinhedo. O menu conta com pratos típicos totalmente caseiros.

Não faltam opções para descobrir os sabores da cidade. Entre os pratos típicos, destacam-se o churrasco, com cortes de carne suculentos e grelhados lentamente, as empanadas, com recheios diferentes e populares por toda a Argentina, e o locro, outra refeição tradicional de Mendoza, uma espessa sopa feita com milho, carne de porco, abóbora, batata e temperos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação