. Desde sua primeira edição, em 2014, o Botecar tem evoluído para muito além de um simples evento gastronômico. Este ano, a proposta é mergulhar na arte que existe em cada momento vivido em um boteco. Das risadas às conversas, dos brindes aos tira-gostos. "Botecar é muito mais que ir em um festival. É a arte de comer, viver e compartilhar momentos que só se vivem numa mesa de bar," destaca Antônio Lúcio Martins, organizador do festival.
A edição 2024 traz uma fusão única de gastronomia e música com o tema "Sabores Musicais". Os 39 botecos participantes apresentam pratos inspirados em estilos musicais. Com ingredientes tradicionais como vários cortes de porco, boi, peixe e ingredientes típicos, os pratos, com preços que variam entre R$ 30,00 a R$ 44,90, serão criados para proporcionar uma experiência sensorial que vai além do paladar, evocando as emoções e a atmosfera dos ritmos que embalam Minas Gerais.
. Antônio Lúcio destaca que, ao participar do festival, os bares ajudam a divulgar e valorizar receitas típicas e criações que são parte essencial da cultura gastronômica de Minas Gerais. "O Botecar é um ponto de encontro que une pessoas de diferentes idades em torno da comida e da cultura. O festival promove a conexão entre gerações, permitindo que os mais jovens conheçam as tradições e os mais velhos celebrem a inovação. Fico muito feliz ao ver famílias inteiras visitando os botecos participantes."
. Atual campeão, o bar Peixinho da Ju está na disputa deste ano com o prato Equilíbrio Mineiro, inspirado na canção Sal da Terra, de Beto Guedes. "Sinto que nossa responsabilidade aumentou. São mais bares participando e queremos manter o título. Por isso, preparamos esse prato muito legal, que é uma parmegiana de tilápia super saborosa e suculenta, acompanhada de batata rústica com temperos especiais. E pra finalizar, tem doce de leite com queijo frescal", conta Juliana Costa, proprietária do estabelecimento.
. Ela destaca, ainda, que ter conquistado o 1º lugar no festival na edição passada rendeu bons frutos. "Durante o Botecar, o movimento aumenta bastante, e isso torna o bar mais conhecido. Nosso prato vencedor de 2023, o Porco Pescado, se tornou o mais procurado pelos clientes até hoje", comemora.
. . Ela destaca, ainda, que ter conquistado o 1º lugar no festival na edição passada rendeu bons frutos. "Durante o Botecar, o movimento aumenta bastante, e isso torna o bar mais conhecido. Nosso prato vencedor de 2023, o Porco Pescado, se tornou o mais procurado pelos clientes até hoje", comemora.
Pratos inspirados em músicas
Desde sua primeira edição em 2014, o Botecar evoluiu de um festival focado na cultura dos botecos para uma celebração multifacetada da rica tradição mineira. Este ano, o evento traz uma inovação: cada prato será inspirado em um estilo musical específico, combinando sabores e ingredientes que evocam a atmosfera e as emoções desse estilo. A expectativa é que o festival continue seu sucesso, aumentando a frequência do público nos botecos e atraindo novos clientes. O objetivo é oferecer uma experiência única que una a tradição dos botecos com inovações culinárias e uma vibrante celebração da cultura local. "Eventos como o Botecar valorizam e destacam esses estabelecimentos, promovendo sua importância cultural e econômica", avalia Antônio Lúcio.
O Botecar 2024 conta com o patrocínio da Petra - cerveja oficia do festival, Del Maipo, Sebrae, Cemig e Governo Estadual, CAIXA e Governo Federal. Apoio: Cachaça Decisão. Promoção: Light FM e Destake.
Confira a lista completa dos bares e pratos participantes do Botecar 2024 no site: www.festivalbotecar.com.br
.