Chegamos à reta final de mais uma edição do Botecar, o festival que celebra a rica cultura dos botecos locais, unindo gastronomia, música e arte em um evento imperdível. Nas últimas semanas, o evento transformou a cidade em uma grande mesa de bar, onde sabores autênticos e experiências inesquecíveis se encontram.
A edição 2024, que termina neste sábado (26 de outubro), trouxe uma fusão única de gastronomia e música com o tema "Sabores Musicais". Os 39 botecos participantes apresentaram pratos inspirados em estilos musicais. Com ingredientes tradicionais como vários cortes de porco, boi, peixe e ingredientes típicos, os pratos, com preços que variaram entre R$ 30,00 a R$ 44,90, foram criados para proporcionar uma experiência sensorial que vai além do paladar, evocando as emoções e a atmosfera dos ritmos que embalam Minas Gerais.
Campeão da edição de 2023, o bar Peixinho da Ju esteve na disputa deste ano com o prato Equilíbrio Mineiro, inspirado na canção Sal da Terra, de Beto Guedes: parmegiana de tilápia acompanhada de batata rústica com temperos especiais, e doce de leite com queijo frescal para finalizar. "Sinto que nossa responsabilidade aumentou. São mais bares participando e queremos manter o título", conta Juliana Costa, proprietária do estabelecimento localizado na avenida Saramenha, no bairro Guarani.
Ela destaca, ainda, que ter conquistado o 1º lugar no festival na edição passada rendeu bons frutos. "Durante o Botecar, o movimento aumenta bastante, e isso torna o bar mais conhecido. Nosso prato vencedor de 2023, o Porco Pescado, se tornou o mais procurado pelos clientes até hoje", comemora Juliana.
Ausente nas últimas edições, e de volta ao Botecar nesta edição, o Bar Tudo Legal participou com pratos diferentes em duas de suas unidades, ambos inspirados no cantor e compositor Toninho Geraes. Na avenida do Contorno, no Lourdes, o tira-gosto foi o De Bar em Bar: Costelinha ao molho barbecue com rapadura, e croquete de queijo minas, batata sauté e geleia de morango com pimenta. Na unidade da avenida Silva Lobo o prato foi o Sabor das Gerais: Copa lombo no tempero mineiro, linguiça caseira e mandioca na manteiga de garrafa, acompanhado de molho especial de mostarda com doce de leite.
"Gostamos muito de participar porque os clientes elogiaram bastante. O Botecar nos proporcionou sair da rotina do cardápio do dia a dia e proporcionar sabores diferentes aos nossos fregueses. A proposta de envolver a cultura dos bares de BH com a música mineira, trouxe bastante interação com o publico", comenta Rodrigo Noronha, sócio-proprietário do bar, que participa com as unidades das avenidas do Contorno, no Lourdes, e da Silva Lobo, no Grajaú.
Os vencedores do festival serão revelados e premiados na tradicional Saideira Botecar, no dia 18 de novembro.
A lista completa dos bares e pratos participantes do Botecar 2024 pode ser encontrada no site: www.festivalbotecar.com.br