Revista Encontro

PATRIMÔNIO

Prefeitura lança o guia virtual do Mercado Central de BH

Por meio de uma plataforma multissensorial, o público pode explorar um universo gastronômico vasto e diversificado

Da redação (com informações da PBH)
- Foto: Divulgação
Um novo projeto dedicado à valorização da gastronomia local é lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte, a partir de uma parceira entre a Belotur e o Sebrae Minas. Trata-se do Guia Virtual do Mercado Central, projeto que visa estreitar a conexão dos visitantes com o icônico centro de compras e espaço de lazer da cidade, oferecendo uma imersão na rica história das pessoas e dos produtos que moldaram sua trajetória de sucesso. A iniciativa faz parte da celebração de cinco anos desde a conquista do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco para a capital mineira em 2019. O tour virtual, assim como outras informações sobre o projeto, pode ser acessado no Portal Belo Horizonte.
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Por meio de uma plataforma multissensorial, os turistas e moradores da cidade poderão explorar um universo gastronômico vasto e diversificado. Este guia reúne conteúdos em variados formatos e suportes, como textos, áudios e vídeos, proporcionando uma experiência inovadora e envolvente. Os visitantes do Mercado Central poderão acessar esses recursos de duas maneiras: diretamente no local, por meio de leitura de QR codes, disponíveis nas lojas e em pontos estratégicos do mercado; ou de forma remota, pelo link no portal da cidade. A plataforma oferecerá cinco caminhos temáticos: doces, comidas, queijos, bebidas e ingredientes/panelas, abrangendo um total de 31 estabelecimentos do centro de compras.
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"Este projeto, que celebra os cinco anos em que Belo Horizonte foi reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, visa conectar os visitantes ao Mercado Central, a seus corredores vibrantes, aos produtos locais e, acima de tudo, às pessoas que dão vida a essa economia criativa. Este guia virtual e imersivo apresenta novas perspectivas, tendências e maneiras de vivenciar um dos nossos principais atrativos turísticos, valorizando este ponto de encontro especial para mineiros e turistas de todo o mundo, celebrando a rica cultura e a gastronomia de Minas Gerais", comenta Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
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O Guia Virtual do Mercado Central faz parte das ações em comemoração aos 5 anos do título de Cidade Criativa da Gastronomia concedido a Belo Horizonte pela Unesco em 2019. Outras iniciativas em que a Belotur esteve envolvida incluem a participação na Conferência Internacional sobre Estudos e Pesquisas em Gastronomia e Turismo, realizada em Ouro Preto/MG. Também houve o lançamento do projeto 'Bares com Alma', desenvolvido em parceria com o Sebrae e apresentado no último dia 13. A iniciativa produziu um inventário de 30 estabelecimentos icônicos e tradicionais da cidade.
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"O Mercado Central de Belo Horizonte é um patrimônio cultural e econômico da cidade, onde as tradições mineiras e a diversidade do comércio local se encontram e conectam gerações. Essa iniciativa do Sebrae Minas e da Belotur acontece em um momento especial, pois nossa capital comemora, em 2024, cinco anos do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco. E o Mercado, que completou 95 anos em setembro, é o ambiente ideal para o turista conectar cores, sabores e aromas da culinária mineira. Nosso propósito é oferecer aos turistas e demais frequentadores uma experiência turística imersiva no local, proporcionando uma viagem por meio de seus saberes e histórias", afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
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