Astrônomos americanos acabam de divulgar a descoberta de uma "super-Terra" muito peculiar: ela está localizada a "apenas" 16,5 anos-luz de distância do nosso planeta e é muito parecida com o conhecido planeta Vulcano, terra natal do personagem Spock (interpretado pelo saudoso Leonard Nimoy) da renomada série Star Trek, criada por Gene Roddenberry em 1966.
Gregory Henry, astrônomo da Universidade do Tennessee, em Nashville, nos Estados Unidos, um dos autores da pesquisa, que foi publicada na revista científica MNRAS, fala sobre o achado: "Os fãs da Star Trek conhecem bem esse sistema estelar. Ele, tanto na série quanto na realidade, circula em torno da estrela principal num sistema triplo", diz em comunicado enviado à imprensa.
Ao longo dos últimos anos, sublinham os pesquisadores, a sonda espacial Kepler, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), e uma série de observatórios terrestres descobriram milhares de planetas fora do Sistema Solar. A maior parte deles se verificou serem "Júpiteres quentes", ou seja, grandes gigantes gasosos, ou "super-Terras", que são planetas rochosos cuja massa é de 1,8 a três vezes maior que a da Terra.
Ao mesmo tempo, cientistas conseguiram detectar vários corpos celestes que se parecem com objetos descritos em livros, filmes e séries de ficção científica. Por exemplo, atualmente, astrônomos conhecem cerca de uma dúzia de planetas similares a Tatooine, da saga Guerra nas Estrelas, criada por George Lucas em 1977.
Agora, Henry e seus colegas encontraram também um "sósia" do "senhor Spock" ao analisar os dados recolhidos no âmbito do projeto Dharma Planet Survey, que monitora as estrelas próximas à Terra.
O planeta em questão faz parte de 40 Eridani, um dos sistemas estelares triplos mais próximos do Sol e da Terra. Ele consiste numa estrela análoga à nossa e duas anãs, uma branca e uma vermelha, que orbitam em torno do corpo celeste maior.
Três anos atrás, os cientistas repararam mudanças peculiares no espectro da estrela que não estavam relacionadas com a sua interação gravitacional com as anãs. Com isso, imaginaram que perto da "prima do Sol" pudesse existir um planeta escondido.
Essa hipótese acabou sendo verdade, pois novas observações mostraram um planeta oito vezes mais pesado que a Terra circulando em torno da estrela 40 Eridani A.
De acordo com Gregory Henry, as temperaturas no planeta "equivalente a Vulcano" devem ser bastante altas, mas aptas para abrigar vida na superfície, o que o torna semelhante à terra natal de Spock.
(com Agência Sputnik).