A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou na terça, dia 25 de setembro, uma imagem que pode representar uma "esperança" em relação ao robô espacial (rover) Opportunity, que vem explorando Marte, mas que está incomunicável há mais de 100 dias, em virtude de uma gigantesca tempestade de areia que se abateu no Planeta Vermelho em junho deste ano.
O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL, na sigla em inglês) foi responsável por localizar o rover Opportunity, que ainda permanece em estado de "hibernação" (poupança de energia). Mas, ele se encontra nessa situação por mais tempo do que o esperado, segundo a própria agência espacial.
"A Nasa ainda não captou sinais do Opportunity, mas ao menos pudemos vê-lo novamente", relata o laboratório em comunicado divulgado na terça (25).
A fotografia com a localização do rover foi tirada no dia 20 de setembro a partir de uma altura de 267 km da superfície de Marte usando uma câmera de alta resolução situada no satélite de reconhecimento Mars Reconnaissance Orbiter. Na imagem é possível ver apenas um ponto brilhante na superfície escura do Planeta Vermelho.
O veículo robótico estava explorando o chamado Vale da Perseverança, uma área situada na margem da cratera Endeavour.
Como a luz solar é a única fonte de energia do Opportunity, responsável por recarregar as baterias do rover por meio de painéis fotovoltaicos, a tempestade de areia deixou a atmosfera marciana opaca, impedindo a passagem de luminosidade.
A tempestade cobriu em junho uma área de 35 milhões de km² – quase 25% da superfície de Marte.
(com Agência Sputnik).