Revista Encontro

Curiosidade

China lançará uma 'Lua artificial'

Ideia é que satélite ajude a iluminar uma cidade

João Paulo Martins
- Foto: Pixabay

A cidade de Chengdu, no sudoeste da China, planeja lançar seu satélite diferenciado em 2020: ele fornecerá iluminação noturna e está sendo chamado de "Lua artificial". A informação foi dada por Wu Chunfeng, presidente do Instituto de Ciência e Tecnologia em Microeletrônica de Chengdu, em entrevista ao site chinês de notícias People's Daily.

O satélite de iluminação foi projetado para ser uma espécie de "complemento" à luz da Lua à noite. Segundo Wu, o brilho artificial é oito vezes maior do que a do nosso satélite natural e será brilhante o suficiente para substituir a iluminação públicas das ruas da cidade chinesa.

De acordo com o People's Daily, o equipamento inovador será capaz de iluminar uma área de 10 a 80 km². Os técnicos serão capazes de ajustar a faixa iluminada em algumas dezenas de metros.

A ideia de criar uma "Lua artificial" veio de um artista francês, que imaginou pendurar um "colar" de espelhos acima da Terra, de forma a refletir a luz do Sol pelas ruas de Paris durante todo o ano.

Os testes do novo satélite de iluminação começaram anos atrás, informa Wu Chunfeng ao site chinês, e agora a tecnologia finalmente está "amadurecida".

Logo que a notícia da "Lua artificial" se tornou pública, algumas pessoas expressaram preocupação pelos possíveis efeitos adversos na rotina diária de certos animais e mesmo em relação à observação astronômica.

Contudo, Kang Weimin, diretor do Instituto de Tecnologia de Harbin, explica ao People's Daily que a luz desse satélite é semelhante ao brilho do crepúsculo e que, por isso, não deve afetar o cotidiano dos animais..