Para o tratamento da dor, geralmente os médicos receitam os chamados analgésicos, que é a classe de fármacos capazes de amenizar ou, até mesmo, eliminar os mais diversos tipos desse problema comum. Mas, para o psiquiatra e apresentador de TV indiano Michael Mosley, muitas dores podem desaparecer sem a necessidade de substâncias químicas, simplesmente com o uso de pílulas placebo – que não possuem nenhum princípio ativo.
Para comprovar essa hipótese, o jornalista fez um teste com pessoas que se queixavam de dores nas costas. A experiência foi realizada como parte do programa Horizon, da emissora britânica BBC, que é apresentado por Mosley.
Na ocasião, ele ofereceu pílulas placebo que continham somente pó de arroz para os participantes do teste, fazendo com que acreditassem que se tratavam de analgésicos. Os voluntários deveriam tomar o placebo duas vezes ao dia durante um determinado período. Surpreendentemente, 44% dessas pessoas afirmaram que a dor nas costas havia diminuído, mesmo tomando a pílula falsa.
Michael Mosley acredita que seu teste comprova o efeito psicológico no "tratamento" de alguns tipos de enfermidades.
Ainda assim, de acordo com matéria publicada pelo site do jornal britânico The Guardian, dois fatores podem ter influenciado o resultado da experiência realizada pelo programa da BBC. O primeiro diz respeito à empatia, um aspecto importante de qualquer tratamento. Neste caso, a pílula foi receitada por um médico famoso. O segundo fator está ligado à crença que muitas pessoas têm de que tomar pílulas pequenas duas vezes ao dia faz mais efeito do que ingerir um comprimido grande pela manhã.