Se você gosta de fazer selfies, deve ter atenção redobrada, ainda mais se estiver perto da água. O simples ato de fazer um autorretrato pode ser potencialmente perigoso e até mortal. Um estudo global realizado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos revela que 259 pessoas morreram enquanto tiravam fotos de si mesmas em 137 incidentes registrados de outubro de 2011 a novembro de 2017. A informação foi divulgada pela emissora britânica BBC.
As selfies fatais foram registradas em diferentes locais, incluindo topo de montanhas, arranha-céus e lagos. Afogamento, atropelamento e queda foram as principais formas de acidentes. Porém, ataques de animais, eletrocução, fogo e até tiro apareceram entre as causas das mortes.
O levantamento, segundo a BBC, aponta um aumento nos acidentes fatais em decorrência das selfies:
- Três mortes em 2011
- Duas em 2013
- 13 em 2014
- 50 em 2015
- 98 em 2016
- 93 em 2017
Os pesquisadores descobriram que grande parte das vítimas estavam na Índia, Rússia, Estados Unidos e Paquistão. Curiosamente, 72,5% dos óbitos relacionados ao ato de tirar autorretrato estavam eram de homens.
"A verdadeira magnitude do problema é subestimada. Por isso, é importante avaliar a verdadeira causa ou razão para as mortes por selfie, para que intervenções apropriadas possam ser feitas", dizem os especialistas da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos no texto de divulgação do levantamento.
Um caso recente, que não está incluído nessa estatística, aconteceu no parque Yosemite, que fica na Califórnia (EUA).