Uma empresa britânica está trabalhando na China na construção de uma réplica do lendário transatlântico Titanic. Além de ser idêntico ao navio original, o Titanic II deverá percorrer a mesma rota do seu precursor, que acabou não completando devido ao acidente com um iceberg.
O interior do novo transatlântico terá o mesmo design que a embarcação original e deverá ficar pronto em 2022. O projeto da réplica deveria ter sido entregue ainda este ano, porém, devido a uma disputa financeira, o projeto ficou dois anos parado, segundo matéria divulgada pelo jornal americano USA Today.
A construtora responsável pelo Titanic II é a Blue Star Line, que anunciou a continuidade do projeto de aproximadamente US$ 500 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhão).
Segundo Clive Palmer, presidente da construtora, em entrevista ao periódico, "o navio fará a viagem original, transportando passageiros a partir de Southampton [na Inglaterra] até Nova Iorque [EUA]", além de "dar a volta ao mundo, inspirando e fascinando as pessoas, atraindo uma atenção inigualável, intriga e mistério em todos os portos que visitar".
A nova versão do Tinanic será capaz de transportar 900 tripulantes e aproximada de 2,4 mil passageiros, além de contar com as mais modernas tecnologias de navegação e segurança.
O navio original foi construído pelos estaleiros Harland and Wolff em 1909, em Belfast, na Irlanda do Norte, a pedido da empresa White Star Line . Ele foi lançado ao mar em 1911, como o navio mais luxuoso e seguro da época. A viagem inaugural foi realizada em 10 de abril de 1912, mas, após colidir com um iceberg, a embarcação acabou naufragando quatro dias depois, em 14 de abril do mesmo ano.
(com Agência Sputnik)