A sonda espacial Juno, lançada pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) em 2011, está orbitando o planeta Júpiter desde 2016 e acaba de capturar incríveis imagens das brilhantes nuvens brancas do Gigante Gasoso. As fotos feitas a sete mil km da superfície do maior planeta do Sistema Solar se parecem com uma pintura impressionista, como as de Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir.
Apesar da imagem impressionante ter sido feita pela sonda no dia 29 de outubro, ela foi divulgada pela Nasa na última quinta, dia 7 de novembro, e mostra nuvens magníficas que se formaram no cinturão temperado do Polo Norte de Júpiter. São "várias nuvens brancas brilhantes emergentes" e uma "tempestade ciclônica conhecida como 'oval branco'", como informa a agência em seu site oficial.
De acordo com a Nasa, os cientistas Gerald Eichstaedt e Seán Doran conseguiram obter a foto usando dados da câmera JunoCam, instalada a bordo da sonda espacial.
Vale lembrar que o aparelho se aproxima do Gigante Gasoso a cada 53 dias. O principal objetivo da missão da Juno é saber mais sobre a atmosfera, o núcleo e os campos magnéticos e gravitacionais de Júpiter. Até agora, a sonda tem tirado fotos dos polos do planeta, registrando fenômenos estranhos, tais como a formação de nuvens e auroras polares no corpo celeste.
(com Agência Sputnik)