Você conhece o tradicional anime japonês Pokémon, que também faz sucesso em forma de jogos para smartphones e viodegames? Biólogos do Serviço de Resgate de Vida Silvestre da cidade de Melbourne, na Austrália, encontraram um cusu-de-orelhas-grandes, uma espécie de marsupial, que acabou recebendo o nome de Pikachu – personagem mais conhecido do anime. O apelido curiosa não foi à toa: o animalzinho resgatado possui uma mutação genética rara que tinge sua pelagem de uma cor dourada brilhante. Só faltaram as manchas pretas e a capacidade de gerar eletricidade para se transformar no famoso Pokémon, que é o "fiel escudeiro" do treinador Ash Ketchum.
O bichinho da espécie Trichosurus vulpecula é um marsupial de tamanho médio e de hábitos arborícolas. Sua cauda preênsil ajuda a deixá-lo firme nos galhos. Normalmente, esses mamíferos têm a pele marrom escura, mas o "Pikachu" possui uma mutação natural semelhante ao albinismo, que resulta em baixos níveis de melanina. Isso fez com que os pelos adquirissem a cor dourada, que é muito associada ao personagem do anime japonês.
Embora a mutação faça com que as pessoas queiram adotar o animalzinho, a tonalidade diferenciada é um problema para sua sobrevivência no ambiente natural. Segundo o biólogo Kath Handasyde, da Universidade de Melbourne, citado pelo portal americano Gizmodo, esses tons incomuns de pele, especialmente os claros, deixa o cusu vulnerável aos predadores, comoa s corujas, já que ele tem hábito noturno.
O Pikachu australiano tem apenas 5 meses de vida e chegou ao abrigo de animais depois de ser encontrado sozinho na floresta. As fêmeas da espécie, geralmente, carregam as crias nas costas, e a hipótese dos cientistas é que, em algum momento, a mãe acabou se desprendendo do filhote em algum momento.