Após aparecer em matéria publicada no jornal americano The New York Times no dia 29 de novembro, o nutricionista Eric Rimm, professor da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, está enfrentando uma "onda" de críticas nas redes sociais, em especial no Twitter. Tudo porque o especialista disse que ao pedir uma porção de batata frita, a pessoa deve comer apenas seis palitos, para manter a refeição mais saudável.
O professor chamou a batata de "bomba de amido". "Não existem pessoas capazes de devolver três quartos de um pedido de batatas fritas. Eu acho que seria bom se a refeição incluísse uma salada e apenas seis palitos de batatas fritas", comenta Eric Rimm no texto recém divulgado. Na verdade, o especialista estava se referindo ao hábito de vida saudável, já que, segundo um estudo publicado no período científico American Journal of Clinical Nutrition no ano passado, a ingestão de batatas fritas duas ou três vezes por semana aumenta o risco de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
Ainda assim os usuários do Twitter não gostaram nada da "dica" do professor de Harvard. "6 batatas-fritas é o que eu coloco na boca de uma vez, meu amigo", publica o usuário intitulado @acidourik, na rede social de 280 caracteres. "Frita 6 batatas inteiras, por favor", diz o perfil @marcelofs1. "Rory Gilmore estava certa quando escolheu Yale ao invés de Harvard", brinca a internauta @gabbwho.
Após receber tantos comentários negativos na internet, Eric Rimm falou sobre a polêmica em entrevista para o site da revista americana Vanity Fair. "Quem não gosta de batata frita?! Eu raramente peço, mas, frequentemente as compro e esqueço que elas vêm com um sanduíche no restaurante", diz o professor de Harvard. "Eu estava apenas sugerindo que os restaurantes poderiam oferecer porções menores de batata frita para aqueles que só queiram o sabor. Pelo amor de Deus, uma porção grande de batatas do McDonald's contém 510 kcal . São quase quatro latas de Coca-Cola", completa o nutricionista..