Pela primeira vez na história a humanidade irá obter dados do lado escuro da Lua – que está oposto aos observadores da Terra. Isso porque a sonda espacial chinesa Chang'e-4 conseguiu aterrissar com segurança nessa região de nosso satélite natural nesta quinta, dia 3 de janeiro. É a primeira nave a fazer pouso suave no lado inexplorado da Lua.
Integrada por um pousador e um veículo explorador, a sonda desceu na área pré-selecionada no lado escuro do satélite às 10h26 desta quinta(3), no horário oficial de Pequim, na China. A informação foi dada pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA), citada pela agência chinesa de notícias Xinhua.
O foguete Long March-3B, que foi responsável pelo transporte da sonda, decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, no último dia 8 de dezembro.
De acordo com a CNSA, a missão realizará tarefas de observação astronômica de rádio de baixa frequência, análise de terreno e relevo, detecção de composição mineral e estrutura da superfície lunar e medição da radiação de nêutrons e átomos para estudar o meio-ambiente do nosso satélite natural.
(com Agência Xinhua e Agência Brasil).