
Se você usa smartphone com o sistema operacional Android, do Google, precisa ficar de olho na segurança dos dados. O problema, segundo a empresa japonesa Trend Micro, especializada em antivírus, em comunicado enviado à imprensa, é que existem muitos aplicativos perigosos na loja virtual Google Play. A Trend Micro encontrou, recentemente, 85 apps maliciosos, contendo adware – programa que se instala de forma sigilosa e exibe anúncios não autorizados pelo usuário.
A investigação feita pela empresa de antivírus mostra que esses 85 aplicativos problemáticos já foram instaladas por mais de nove milhões de usuários de Android. Só o app intitulado Universal TV Remote já foi descarregado mais de cinco milhões de vezes.
Além dele, conforme a Trend Micro, também estão contaminados os aplicativos A/C Air Conditioner Remote, Police Chase Extreme City 3D Game, Easy Universal TV Remote, Garage Door Remote Control e Prado Parking City 3D Game (confira a a lista completa abaixo).
Em resposta enviada ao site americano TechCrunch, o Google informa que todos os apps considerados maliciosos já foram removidos da loja oficial. Segundo a gigante americana da tecnologia, só no ano passado foram removidos mais de 700 mil apps que comprometiam a segurança dos aparelhos. O Google diz ainda que realizou melhorias nos códigos da loja para que a gestão automática do upload de aplicativos seja mais rígida e barre os softwares considerados maliciosos.
Aqui estão os programas que devem ser desinstalados urgentemente (a última coluna exibe o número de downloads):
