Se você é usuário de smartphone com o sistema Androi, do Google, fique atento a esta notícia. Segundo a Trend Micro, empresa especializada em segurança digital, em comunicado enviado à imprensa, alguns aplicativos que estavam disponíveis na Play Store (loja de apps do Android) podem ter roubado dados e instalado malware em milhares de dispositivos em todo o mundo.
Conforme a Trend Micro, não foi possível verificar se esses softwares continham malware desde que foram disponibilizados na Play Store ou se os hackers aproveitaram alguma atualização e conseguiram de alguma forma violar as medidas de segurança do Google.
O malware batizado de MobSTSPY estava presente em alguns dos apps e, de acordo com a empresa de segurança, conseguiu obter dados dos usuários como país de origem e fabricante do aparelho que utilizado. Além disso, o programa malicioso é capaz de roubar informações de mensagens SMS e de aplicativos como WhatsApp, podendo inclusive acessar áudios e capturar a tela do smartphone.
A Trend Micro informa ainda que os cibercriminosos injetaram código phishing nos apps para enganar os usuários, fazendo com que entrassem em páinas falsas de serviços como Google e Facebook, roubando os dados pessoais usados no login.
A boa notícia é que o Google já removeu os aplicativos perigosos da Play Store. No entanto, aqui estão eles:
- Dog Birr Flappy
- HZPermis Pro Arabe
- Win7imulator
- Launcher do Win7