A consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE) divulgou na última terça, dia 15 de janeiro, seu ranking de melhores instituições de ensino superior entre os países emergentes. Na 15ª posição, a Universidade de São Paulo (USP) continua sendo a instituição brasileira mais bem colocada no Emerging Economies Rankings 2019. O ranking classifica as 442 melhores universidades de 43 países considerados emergentes.
As universidades chinesas dominaram o ranking, com sete instituições entre as 10 melhores. As primeiras posições ficaram com a Universidade de Tsinghua (1ª colocada), Universidade de Beijing (2ª) e Universidade de Zhejiang (3ª).
Ao todo, 36 universidades brasileiras entraram na classificação. As mais bem colocadas foram a USP, em 15º lugar; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 40º; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em 73º; a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 97º; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 119º; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 127º lugar.
A classificação utiliza os mesmos 13 indicadores de desempenho da classificação mundial do THE, porém adaptados para refletir as características e as prioridades de desenvolvimento das universidades dos países do bloco. Os indicadores são agrupados em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).
(com portal da USP).