Após ser considerada extinta por mais de um século, um exemplar de tartaruga gigante da espécie Chelonoidis Phantasticus, foi encontrada por pesquisadores durante uma expedição ao arquipélago de Galápagos, no oceano Pacífico. O animal encontrado faz parte de um grupo de 15 tartarugas gigantes presentes na região. A informação foi divulgada pelo jornal equatoriano El Universo.
A tartaruga encontrada na ilha de Fernandina do arquipélago equatoriano estava "extinta" desde 1906. Ela foi identificada por uma equipe do Parque Nacional de Galápagos e do Conservatório de Galápagos, dos Estados Unidos, segundo o ministro do Meio-Ambiente do Equador, Marcelo Mata, por meio de publicação compartilhada no Twitter.
Na ilha de Fernandina, em Galápagos, a expedição liderada pelo Parque Nacional de Galápagos e pela Salve Galápagos (ONG americana), localizou uma fêmea adulta da espécie Chelonoidis Phantasticus de tartaruga gigante, que não era vista há mais de 100 anos.
Vale ressaltar que as tartarugas gigantes surgiram há três ou quatro milhões de anos em Galápagos. Muitos acreditam que elas tenham sido dispersadas ao redor das ilhas pelas correntes marítimas, criando 15 espécies diferentes, das quais duas estão oficialmente extintas.
O arquipélago fica no oceano Pacífico e está a 972 km de distância da costa do Equador. Galápagos é conhecido por abrigar espécies únicas.
(com Agência Sputnik).