Após análises de imagens de satélite do Google Earth, uma equipe de arqueólogos encontrou centenas de estruturas de pedra no Saara Ocidental, numa região parcialmente controlada por Marrocos e pela República Árabe Saaraui Democrática.
Foram realizadas escavações no local, que fica no noroeste da África, dando assim início a uma ramificação do Projeto Saara Ocidental conduzido por arqueólogos da Universidade de East Anglia, do Reino Unido, entre 2002 e 2009.
As descobertas, conforme relatado no portal americano Live Science, especializado em notícias científicas, foram publicadas no livro The Archaeology of Western Sahara: A Synthesis of Fieldwork (Arqueologia no Saara Ocidental: Uma Síntese do Trabalho de Campo, em tradução livre).
Os cientistas descobriram que as estruturas de pedras apresentam uma diversidade de formas: crescentes, círculos, linhas retas e, às vezes, empilhadass em montes. Eles presumem que alguns conjuntos poderiam ser túmulos, já que vários locais escavados continham corpos humanos enterrados há cerca de 1,5 mil anos – todo o complexo data de quase 10 mil anos.
Segundo o portal, o trabalho de campo foi suspenso devido a preocupações com a presença de terroristas da Al-Qaeda nessa parte do Magrebe africano, o que impediu que os cientistas trabalhassem com segurança.
(com Agência Sputnik)