Em cerimônia realizada no dia 2 de março deste ano, numa casa de repouso da cidade de Fukuoka, no sudeste do Japão, a enfermeira aposentada Kane Tanaka, de 116 anos, recebeu o título de Mulher Mais Velha do Mundo do livro de recordes Guinness World Records. Ela estava companhada dos familiares e do prefeito do município japonês e recebeu também uma caixa de bombons.
Tanaka nasceu no dia 2 de janeiro de 1903 e é a caçula de oito irmãos. Em 1922, ela casou com o empresário Hideo Tanaka, que dirigia uma fábrica de arroz e macarrão instantâneo. Eles tiveram quatro filhos e adotaram mais um. Na Guerra Sino-Japonesa, em 1937, pouco antes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Hideo foi convocado pelo exército imperial do Japão e Kane Tanaka precisou ajudar nos negócios da família. Além disso, seu filho mais velho também atuou no conflito mundial, sendo capturado pelos russos – foi liberado mais tarde.
De acordo com o Guinness, a idosa japonesa costuma acordar às 6h e gosta de estudar Matemática e de jogar Othelo (Reversi).
Kane herdou o título de mais velha do mundo da sua compatriota Chiyo Miyako, que morreu em julho de 2018 aos 117 anos.
Contudo, ela ainda está "longe" de bater o recorde de pessoa oficialmente mais velha do mundo, que pertence à francesa Jeanne Louise Calment, que viveu até os 122 anos, de acordo com o Guinness World Records..