Ao abordar a evolução da semana de moda mineira nos últimos 16 anos, esta edição do Minas Trend contemplará o tema "Onde a moda movimenta o mercado". O mote escolhido ressalta o evento como uma vitrine de tudo que é criado, produzido e comercializado no mercado da moda mineira e brasileira e reforça seu papel de conectar pessoas, atualizar as tendências do setor e capacitar os participantes com uma programação de conteúdos voltada aos negócios. A projeção é de receber mais de 300 lojistas compradores, sendo 200 de Minas Gerais e 100 de outros estados,além de formadores de opinião, influenciadores e o público geral.
Cerca de 120 marcas expositoras de diferentes segmentos da moda - vestuário, joias e bijuterias, bolsas e calçados, lingerie, sleepwear e moda praia - têm presença confirmada no salão de exposições do 31º Minas Trend. Dessas, um total de 50 grifes são estreantes, vindas de diferentes regiões do país, selecionadas a partir de critérios como conceito de moda, design e qualidade das matérias-primas. Dentre as estreantes, estão marcas mineiras como Garzon Bags, de Belo Horizonte, e a Via Sorelle, de Uberlândia.
Uma das novidades da edição é que o evento se transforma e se expande, com um novo formato de participação: o projeto Minas Trend Showroom. Dezenove marcas de vestuário participarão diretamente de suas sedes, em diversos pontos de Belo Horizonte, recebendo compradores de todo o país. São elas: 613, Arte Sacra, Charth, Eliane Matos, Elizabeth Marques, Fátima Scofield, Fedra, Fleche D’Or, Kalandra, M.Rodarte, Maracujá, Marrô, Nana Kokaev, Rosa Dahlia, Skazi, TufiDuek, Victor Dzenk, Victória e Village Condotti.
"São empresas que se fizeram no Minas Trend e que hoje têm uma vidafinanceira de sucesso no Brasil e fora do Brasil recebendo seus compradores no próprio showroom. Entendemos que o Minas Trend passado nos trouxe até aqui e nos aponta o que buscar quando se pensa na evolução e no desenvolvimento da moda como um todo", avalia Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da Fiemg e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF).
Minas Trend Kids - Baby e Teens
Entre as novidades, destaque também para o Minas Trend Kids - Baby e Teens, de moda infantojuvenil (0 a 16 anos), estreante na feira. A ação, iniciativa da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da Fiemg, com o apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), irá participar, pela primeira vez, com 28 marcas expositoras no Salão de Negócios.
Mais da metade das marcas participantes são de Minas Gerais, dentre elas: Mio Bebê, Manga Fofa, Gabriela Aquarela, Digi, PinkX, Precoce, Luluzinha e Mylu. "Nossa expectativa é grande. Tivemos o cuidado de fazermos uma curadoria, selecionando as melhores. A ideia é que o Minas Trend Kids cresça a ponto de abranger toda a cadeia infantil para que tenhamos a maior feira infantil do Brasil", observaRogério Vasconcelos, presidente do Sindivest-MG.
Para os três dias de evento, cujos pontos altos serão os desfiles e as palestras, o casting da Top Agency reunirá cerca de 70 modelos Kids e Teens e levará para as passarelas as tendências de uma moda primavera-verão em tons pastel, roupas finas e elegantes, com estampas clássicas que remetem à sofisticação. O Salão de Negócios também terá roupas de festas infantis, malharia, casuais, além de calçados e bolsas."Temos um mercado muito dinâmico, que cresce de 8 a 10% ao ano. Minas é atualmente o 3º estado que mais comercializa roupas do segmento infantojuvenil no Brasil", diz Taciana Teodoro, diretora da Top Agency, produtora executiva do Minas Trend Kids - Baby e Teens.
Palestras e oficinas
Com abordagens diversas, as mais de 30 palestras, oficinas e lives desta 31ª edição do Minas Trend incluem técnicas de modelagem, moda infantojuvenil, estampas, acabamento em costura, gestão, marketing digital, visual merchandising, moda circular, empreendedorismo feminino, dentre outros. O intuito é refletir sobre o atual momento da indústria da moda produtiva e varejista e as perspectivas de futuro.
Um dos principais destaques da programação é a palestra "Made in Italy - Pesquisas, iniciativas e inovações do ecossistema da moda italiana", no Minascentro, que será ministrada pela designer italiana Susanna Testa, professora dos cursos de bacharelado e mestrado da Escola de Design - Politécnico de Milão. Doutora em Design, com foco em moda, joias e acessórios, a profissional vai abordar as relações entre inovação e tecnologia no segmento fashion e expor as tendências do "luxo sustentável", com foco no que tem sido feito na moda da Itália.
"Essa apresentação é o primeiro resultado concreto da nossa parceria com a Câmara de Moda Italiana, uma aproximação que facilita a disseminação da produção de conhecimento compartilhado e a internacionalização do Minas Trend", avalia Mariângela Marcon. Segundo ela, o relacionamento com representantes da moda italiana também já abriu caminhos para futuras associações do Minas Trend com o setor calçadista de Portugal.
Outro ponto alto da programação será a palestra "Provador Fashion e Instagram - Um imã de vendas", em que a estilista catarinense Joy Alano trará orientações de como vender de forma autêntica pelas redes sociais. A conferência também acontece no Minascentro.
31ª edição do Minas Trend
Onde: Minascentro
Endereço: Avenida Augusto de Lima, nº 785, Centro, Belo Horizonte
Data: 16 a 18 de abril
Mais informações: minastrend.com.br
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